Aprendizagem e transferência de habilidades motoras no ensino de piano funcional em grupo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403012018036

Palabras clave:

Aprendizagem motora, Habilidades funcionais, Piano em grupo, Ensino de piano

Resumen

Este trabalho visa comunicar a pesquisa em andamento no campo do ensino de piano, apontando os fatores que favorecem a aprendizagem e a transferência de habilidades motoras, especialmente em contexto de ensino coletivo, com o objetivo de potencializar o aprendizado de piano como instrumento complementar no ensino superior. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, tendo sido realizada em dois semestres da disciplina Piano Funcional na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente em fase de análise de dados, a pesquisa procura levantar e discutir questões relativas à aprendizagem motora e à possível utilização de estratégias de ensino visando a aprendizagem e transferência de habilidades motoras ao piano. Neste artigo, são abordados os conceitos de habilidade motora e transferência de aprendizagem motora, bem como alguns aspectos da prática que podem favorecer a aprendizagem e transferência motora: estabelecimento de metas, foco de atenção, referência pré-prática, prática randômica e prática em bloco e aprendizagem colaborativa. Por fim, apresenta-se a situação atual da pesquisa e seu desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mirna Azevedo Costa, Universidade Federal do Espírito Santo/Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na classe da professora Celina Szrvinsk, Especialista em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM/CEU-RJ), Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Doutoranda em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com estágio doutoral realizado na Université Laval (Québec/CAN). Participou de diversos concursos de piano, sendo laureada em vários deles, como: Concurso Jovem Músico BDMG (Belo Horizonte / MG), VI e VII Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares (Governador Valadares / MG), Concurso Nacional de Piano Nilda Freitas (Rio de Janeiro / RJ) e I Concurso Nacional de Piano de Vitória da Conquista (Vitória da Conquista / BA). Frequentou cursos e master classes com os professores Luiz Henrique Senise, Yara Bernet, Ney Fialkov, Michael Hude, Heitor Alimonda, Eduardo Hubert, Lúcia Barrenechea e Miriam Grossman. Atualmente é professora do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES, onde ministra as disciplinas de Teclado, Prática de Ensino de Teclado e Piano para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música.

Citas

BROTZ, By Thomas. Dalcrozian Piano Pedagogy and Cognitive Motor Learning Theory. American Dalcroze Journal, [s. l.], v. 41, n. 1, p. 22-29, 2015.

CHUEKE, Zélia. Piano Funcional na Universidade: Considerações sobre Métodos e Finalidades. Revista Científica / FAP, [s. l.], v. 1, n. jan./dez., 2006. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica1/ZELIA_CHUEKE.PDF>

CLARKE, Eric et al. Talking fingers: an interview study of pianists' views on fingering. Musicae Scientiae, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 87-107, 1997. Disponível em: <http://www.uni-graz.at/richard.parncutt/publications/ClPaRaSl97.pdf>

CHRISTENSEN, L. A Survey of the Importance of Funcional Piano Skills as Reported by Band, Choral, Orchestra, and General Music Teachers. 2000. Tese de Doutorado, University of Oklahoma, [s. l.], 2000. Disponível em: <https://shareok.org/bitstream/handle/11244/5993/9975796.PDF?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 13 fev. 2017.

DUKE, Robert A.; CASH, C. D.; ALLEN, S. E. Focus of Attention Affects Performance of Motor Skills in Music. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 44-55, 2011.

JACOBS, Jan Pieter. Piano Technique As a Manifestation of Motor Control and Learning : an Investigation From the Perspectives of the Motor. 1992. Dissertação de Mestrado, University of Pretoria, [s. l.], 1992.

JOHNSON, Roger T.; JOHNSON, David W. An Overview of Cooperative Learning. In: THOUSAND, J.; VILLA, A.; NAVIN, A. (Eds.). Creativity and Collaborative Learning. Baltimore: Brookes Press, 1994.

KOCHEVITSKY, George. The Art of Piano Playing: a scientific approach. New Jersey: Summy-Birchard Inc., 1967.

OWEN, John Edward. Improving Instrumental Practice Techniques Through Use of a Motor Schema Theory of Learning. 1988. Tese de Doutorado, Ohio State University, [s. l.], 1988. Disponível em: <https://etd.ohiolink.edu/!etd.send_file?accession=osu1262956431&disposition=inline>. Acesso em: 15 fev. 2017.

PIKE, Pamela D. An Exploration of the Effect of Cognitive and Collaborative Strategies on Keyboard Skills of Music Education Students Piano Proficiency and the Undergraduate Music Education Student. Journal of Music Teacher Education, [s. l.], v. 23, n. 232, p. 79-91, 2014.

ROSE, Leslie Paige. The effects of contextual interference on the acquisition, retention, and transfer of a music motor skill among university musicians. 2006. Tese de Douotrado, Luisiana State University, [s. l.], 2006. Disponível em: <https://login.ezproxy.net.ucf.edu/login?url=http://search.proquest.com/docview/305316758?accountid=10003%5Cnhttp://sfx.fcla.edu/ucf?url_ver=Z39.88-2004&rft_val_fmt=info:ofi/fmt:kev:mtx:dissertation&genre=dissertations+%26+theses&sid=ProQ:ProQuest+Disserta>

ROSKELL, Penelope. The Art Of Piano Fingering A New Approach To Scales And Arpeggios. London: LCM Publications, 1996.

SCHMIDT, Richard A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STAMBAUGH, Laura A. When Repetition Isn't the Best Practice Strategy: examining differing levels of contextual interference during practice. In: (Aaron Williamon, Sharman Pretty, Ralph Buck, Eds.)INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PERFORMANCE SCIENCE 2009, Auckland, New Zealand. Anais... Auckland, New Zealand: European Association of Conservatoires (AEC), Utrecht, The Netherlands, 2009. Disponível em:

THORNDIKE, E. L. Educational Psychology. New York: Century, 1914.

YOUNG, Margaret Mary. University-level group piano instruction and professional musicians. Music Education Research, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 59-73, 2013a. Disponível em: <10.1080/14613808.2012.737773%5Cnhttp://ezproxy.uniandes.edu.co:8080/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=85750403&lang=es&site=eds-live&scope=site>

YOUNG, Margaret Mary. Authentic Assessments in Group Piano Classes: The Effect on Performance Skills and Attitudes. MTNA e-Journal, [s. l.], v. April, p. 14-28, 2013b. Disponível em: <http://www.mtna.org/publications/mtna-e-journal/archives-2009-2013/april-2013/>

Publicado

2018-10-17

Cómo citar

COSTA, Mirna Azevedo. Aprendizagem e transferência de habilidades motoras no ensino de piano funcional em grupo. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 036–053, 2018. DOI: 10.5965/2525530403012018036. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018036. Acesso em: 22 nov. 2024.