Musicalidade comunicativa e senso de eu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017133

Palabras clave:

Musicalidade comunicativa, Senso de eu, Processos intersubjetivos

Resumen

Este artigo apresenta um estudo teórico sobre o conceito de musicalidade comunicativa proposto por Malloch (1999), Malloch e Trevarthen (2009), e o de senso de eu, conforme defende Daniel Stern (1992-2000), com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a natureza das relações que o ser humano estabelece com a música. A estratégia consiste em estabelecer um diálogo com alguns pesquisadores, articulando suas ideias na compreensão do tema proposto. Conclui-se que as relações intersubjetivas são o ponto comum que articula os dois conceitos. Na musicalidade comunicativa, elas são responsáveis pela estrutura emocional que garante a experiência musical compartilhada; na formação do senso de eu e sua contrapartida, eu com o outro criam possibilidades de aprendizagem, dentre elas, a possibilidade de um senso de eu musical ou uma possibilidade de identidade musical.

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Biografía del autor/a

Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora no curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação. Especialista em Psicopedagogia Clínica no EPISIBA – Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires. Doutora em Educação pela UFRGS.

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 133–146, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017133. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017133. Acesso em: 24 nov. 2024.