O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade

Autores/as

  • Thiago Plaça Teixeira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402012017001

Palabras clave:

Musicologia, Alberto Nepomuceno, Análise musical, Missa

Resumen

O presente artigo apresenta uma análise do Kyrie da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), visando identificar características estilísticas e relações de intertextualidade musical. Quanto à forma, textura e timbre, o Kyrie de Nepomuceno apresenta grande semelhança com o Kyrie da Missa Te Deum laudamus (1899), de Lorenzo Perosi (1872-1956). Quanto à harmonia, a obra denota certo caráter modal, possivelmente por influência de técnicas de harmonização do canto gregoriano. Quanto à melodia e à prosódia, nota-se certa proximidade com as linhas melódicas gregorianas, consideradas então paradigma da música sacra católica.

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Biografía del autor/a

Thiago Plaça Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Piano, Mestre em Música e Doutorando em Música (área de Musicologia). Atua como pianista.

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

TEIXEIRA, Thiago Plaça. O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 06–47, 2017. DOI: 10.5965/2525530402012017001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017001. Acesso em: 22 nov. 2024.