A tradução para o "violonês"

o processo de elaboração das transcrições e dos arranjos do álbum Ian Guest – Música para Violão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0208

Keywords:

Ian Guest, violão brasileiro, transcrição, arranjo, tradução

Abstract

Esta pesquisa apresenta uma visão dos bastidores da edição do álbum Ian Guest – Música para Violão, publicado em 2021 pelo Acervo Violão Brasileiro, tendo como foco o processo de adaptação das composições para violão. Ian Guest (1940-2022) teve uma participação significativa na história da música brasileira como compositor, diretor musical, arranjador e educador. Seu nome é bastante familiar por seus métodos de harmonia e arranjo, um material que há décadas vem dando suporte à formação de diversos músicos. Sua produção como compositor, entretanto, não é tão conhecida, ganhando mais visibilidade apenas recentemente por meio da publicação de seu Songbook (2019c), pela Vitale, e do lançamento de seu único disco autoral, HEMATHACAMA – Aventura de Lápis e Borracha (2021g). Mas seu catálogo, que tem início na década de 1960, reúne um número expressivo de obras, incluindo peças originais para violão, canções e música de câmara, revelando a pluralidade de uma intensa vivência musical. Assim, da mesma forma que o húngaro János Geszti precisou traduzir seu idioma nativo quando chegou ao Brasil, em 1957, sua música passou por algo similar ao ser transportada para o violão. Esse processo de reelaboração musical, realizado em parceria com o compositor, será descrito a seguir com base em peças selecionadas que integram o álbum de partituras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciano Lima, UNESPAR

PhD in Interpretive Practices/Guitar (2008) from the University of Montreal (Canada) and professor of the popular music course at UNESPAR (Curitiba II campus - FAP). Concert artist, he has developed research into the editing and transcription processes of works for guitar, with an emphasis on the production of Brazilian composers and guitarists. He is a member of the research group Studies in Musical Performance.

References

ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a Gênese do Arranjo Musical Brasileiro (1929 a 1935). Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, Rio de Janeiro, 2001.

BARBEITAS, Flávio. Reflexões sobre a prática da transcrição: as suas relações com a interpretação na música e na poesia. Per Musi, Belo Horizonte, v. 1, 2000, p. 89-97.

BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

GROVE, George. A Dictionary of Music and Musicians. Londres: Macmillan, 1879.

GUEST, Ian. 16 Estudos para Piano. Rio de Janeiro: Lumiar, 2000.

GUEST, Ian. A Ti [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 20 mar. 2022a.

GUEST, Ian. A Ti. Voz e piano. Rio de Janeiro, 1969. 1 partitura.

GUEST, Ian. Águas Paradas [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 08 abr. 2021a.

GUEST, Ian. Águas paradas. Piano. Rio de Janeiro, 1972a. 1 partitura. Acervo Waltel Branco.

GUEST, Ian. Águas paradas. Violão. Rio de Janeiro, 1972b. 1 partitura. Acervo Waltel Branco.

GUEST, Ian. Corrente para duo de violões [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 30 mar. 2021b.

GUEST, Ian. Corrente. Itaipava, 1973. 1 partitura.

GUEST, Ian. Diminuta Jornada para Oriente [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 28 jun. 2021c.

GUEST, Ian. Diminuta Jornada para Oriente [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 29 jun. 2021d.

GUEST, Ian. Diminuta jornada para Oriente. Parte B violão. Tiradentes, 2021e. 1 partitura.

GUEST, Ian. Diminuta jornada para Oriente. Tiradentes, 2019a. 1 partitura.

GUEST, Ian. É Bom Chegar a Mariana [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 26 jul. 2021f.

GUEST, Ian. É sempre amanhecer para quem caminha em direção ao pôr-do-sol. Tiradentes, 2018. 1 partitura.

GUEST, Ian. Gravação Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 12 mar. 2022b.

GUEST, Ian. Gravação Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 14 mar. 2022c.

GUEST, Ian. HEMATHACAMA – Aventura de Lápis e Borracha: Música Popular Camerística. São Paulo: Tratore, 2021g. 1 CD (51 min).

GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 20 abr. 2021h.

GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 21 abr. 2021i.

GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 21 jun. 2021j.

GUEST, Ian. Lago Puelo. Parte D violão. Tiradentes, 2021k. 1 partitura.

GUEST, Ian. Lago Puelo. Tiradentes, 2019b. 1 partitura.

GUEST, Ian. Mea culpa [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 30 jun. 2021l.

GUEST, Ian. Música para Violão. Ed. Luciano Lima. São Paulo: Acervo Violão Brasileiro, 2021m.

GUEST, Ian. Passacaglia dúvida [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 01 mar. 2022d.

GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 08 jul. 2021n.

GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 10 jul. 2021o.

GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 09 jul. 2021p.

GUEST, Ian. Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 06 jun. 2021q.

GUEST, Ian. Pombos e sinos. Kecskemét, 2001. 1 partitura.

GUEST, Ian. Projeto para o texto da introdução [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 14 jun. 2021r.

GUEST, Ian. Renovando as Considerações [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 17 jul. 2021s.

GUEST, Ian. Renovando as considerações. Mariana, 2002. 1 partitura.

GUEST, Ian. Renovando as considerações. Tiradentes, 2021t. Trecho violão. 1 partitura.

GUEST, Ian. Rodapé [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 12 jun. 2021u.

GUEST, Ian. Simetria [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 11 mar. 2021v.

GUEST, Ian. Songbook Ian Guest. São Paulo: Vitale, 2019c.

LAGO PUELO. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/Puelo_Lake.jpg. Acesso em: 31 jan. 2023.

Maestro Geszti fica na UA e diz porque [sic] gosta de Manaus. Jornal do Comércio, Manaus, 24 out. 1976. Caderno 2, p. 5.

MORAIS, Luciano César. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. Dissertação (Mestrado em Música). USP, São Paulo, 2007.

PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. Tese (Doutorado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

RODRIGUES, Pedro Agostinho Figueiredo. Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico. Tese (Doutorado em Música) – Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011.

VALE, Victor Melo. A Tradutibilidade do Sentido: o processo de transcrição musical. Tese (Doutorado em música). UFMG, Belo Horizonte, 2018.

Published

2024-11-14

How to Cite

LIMA, Luciano. A tradução para o "violonês": o processo de elaboração das transcrições e dos arranjos do álbum Ian Guest – Música para Violão. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0208, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26208. Acesso em: 20 nov. 2024.