Resenha: Viver de Música em Salvador – Músicos profissionais na capital do Brasil Afro!

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0109

Abstract

Este livro necessário e maravilhoso do etnomusicólogo Jeff Packman – infelizmente (ainda) não disponível em português – se debruça sobre o trabalho diário de músicos e musicistas, na sua maioria negros/as em Salvador da Bahia. Com base num trabalho de campo intenso que se estendeu por mais de uma década, o livro explora a vida profissional dos músicos locais, que se encontram numa situação de trabalho instável e flexível, enfatizando questões de raça, classe social e política cultural em relação a sua produção musical profissional. Entre bares, clubes e restaurantes, desfiles e trios de Carnaval, festivais, palcos de concertos e estúdios de gravação, a capacidade dos músicos ganharem um salário digno, depende da sua navegação nas cenas musicais e das suas condições sociais que são profundamente atravessadas pelas mazelas históricas da colonização e da escravatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Katharina Döring, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Educação Musical (2000) e mestrado em Etnomusicologia (2002) pela Universidade Federal da Bahia; doutorado em Educação (2011) com ênfase em Arte-Educação pela Universidade Siegen - programa INEDD. Desde 2002 professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para as disciplinas Arte-Educação, Iniciação Musical, Processos de Criação, Artes Visuais na Contemporaneidade, Referencias teóricas e metodológicas do Ensino de Artes e Ludicidade. Pesquisadora do Samba de Roda do Reconcavo Baiano, trabalha na interface de Etnomusicologia, Educação Musical e Artes, com ênfase na transdisciplinaridade em músicas, artes e culturas populares, tradição - contemporaneidade no samba de roda/samba chula, tradições cênico-poético-musicais de matriz africana, danças circulares.

References

ACOSTA, Pedro. Sopapo poético e etnomusicologia negra: agência, performance, musicalidade e protagonismo negro em Porto Alegre. Tese de Doutorado em Etnomusicologica. Porto Alegre: UFRGS, 2020.

AZEVEDO. Yuri Teles Mendes de. Rumpilezz e Pradarrum: o protagonismo da percussão afro-baiana como memória histórica e ancestral (2016-2022). Dissertação de mestrado em História - Estudos Africanos, Povos indígenas e Culturas Negras. Salvador: PPGEAFIN-UNEB, 2023.

COSTA, Rodrigo Heringer. A música como arte de viver em Salvador. Tese de doutorado em Etnomusicologia. Salvador: PPGMUS-UFBA, 2020.

DIAZ, Juan Diego. Africanness in Action. Essentialism and Musical Imaginations of Africa in Brasil. New York: Oxford University Press, 2021.

DORING, Katharina; CONRADO Margarete. (orgs.) Artes musicais africanas na Diáspora: corpos, vozes, ritmos e sonoridades em movimento. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

DUNN, Christopher. A Roma negra e o big easy: raça, cultura e discurso em Salvador e Nova Orleans. Afro-Ásia, 37, 119-151, 2008.

_____. e PERRONE, Charles. Brazilian Popular Music and Globalization. University Press of Florida, 2001.

PACKMAN, Jeff. Living from Music in Salvador - Professional musicians and the capital of Afro-Brazil! Middletown: Wesleyan University Press, 2021.

PEREIRA, Marcio André. Sons da Pretitude: um estudo sobre as artes musicais negras de Salvador. Tese de doutorado em Etnomusicologia. Salvador: PPGMUS-UFBA, 2024.

SANSONE, Livio; SANTOS, Jocélio Teles dos. Ritmos em trânsito, Sócio-antropologia da Música na Bahia. Salvador: Dynamis, 1998.

SANTOS, Eurides; SANTOS, Marcos; SODRE, Luan. Música e Pensamento afrodiaspórico. Coletivo Mwanamuziki. Salvador: Editora Diálogos Insubmissos, 2022.

SANTOS, Marcos dos Santos. Perspectivas etnomusicológicas sobre Batuque: racialização sonora e ressignificações em diáspora. Tese de doutorado em Etnomusicologia. Salvador: PPGMUS-UFBA, 2021.

Published

2024-10-24

How to Cite

DÖRING, Katharina. Resenha: Viver de Música em Salvador – Músicos profissionais na capital do Brasil Afro!. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0109, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25710. Acesso em: 21 nov. 2024.