An investigation of the viola caiçara in itapoá, Santa Catarina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0206

Keywords:

fandango caiçara, tenstring brazilian guitar, viola fandangueira, Itapoá, Santa Catarina

Abstract

This ethnomusicological study investigates the practice of Fandango Caiçara in Itapoá, Santa Catarina, highlighting the substitution of the traditional ten-string brazilian guitar called "viola caiçara" with the regular guitar in the region. The research includes musical analyses based on phonographic records and two field trips, revealing similarities in strumming techniques, poetry, and improvisation with other areas where Fandango Caiçara is practiced. A pivotal aspect is the tuning of the guitar, challenging the previous proposal of the Rio Abaixo tuning in A Major; the findings suggest that the Pelas Três tuning may be more suitable in Itapoá. The study underscores the significance of incorporating the northern coast of Santa Catarina into the territory of Fandango Caiçara, officially recognized as Intangible Cultural Heritage of Brazil. Furthermore, it identifies avenues for future research, such as investigating the guitar tuning in the Folia do Divino Espírito Santo in Guaratuba, Paraná, and exploring Caiçara culture in other municipalities along the Baía da Babitonga, Santa Catarina. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jose Augusto Pereira Navarro Lins, Universidade Estadual do Paraná

Formação Multidiscilplinar: Médico Veterinário (PUC-PR) com Mestrado em Ciência Animal (PUC-PR), voltando meus estudos a análise de qualidade e qualidade ambiental. Musicoterapeuta com especialização em Música na Educação e mestrado em Educação Musical (UFPR - término em 2023). Experiência profissional: Educação; Educação Ambiental; Educação Musical; Música; Produção Musical; Atuação: Professor formador credenciado - Secretaria Municipal de Educação de Curitiba; Professor convidado - UNINTER; UNILA; UP.

Frederico Gonçalves Pedrosa, Federal University of Minas Gerais

Docente da Graduação em Música com Habilitação em Musicoterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023), Mestre em Musica pela Universidade Federal do Paraná (2018), Bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2010) e especializando em Inteligência Computacional e Artificial pela Universidade Federal de Viçosa (2024). Atua em pesquisa nas áreas de musicoterapia, saúde mental, psicometria e cultura musical brasileira. Participa dos grupos de pesquisa Centro de Estudos em Musicoterapia (CEMT-CNPq) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia, (NEPIM-CNPq). Tem experiência clínica e de supervisão nas áreas de Saúde Mental, Dependência Química, Geriatria e Educação Especial. Atualmente é violeiro do grupo de samba chula do Herança Ancestral.

References

ALVES, C. Do tamanco ao tambor: as ressignificações da prática do fandango em Antonina/Paraná no século XX. Tese (Doutorado em Música). UFPR, Curitiba: 2021.

ARAÚJO, A. M. História da Viola cabocla. In: Revista Sertaneja, 1958. Disponível em: http://www.ntelecom.com.br/users/pcastro4/viola.htm. Acesso em 18/07/2017.

BEZERRA, A. K. G. A pesquisa etnográfica e as especificidades da observação participante. Revista Eletrônica Vinheta, v. 1, p. 01-18, 2010.

BORBA, Aorelio D. Entrevista concedida a Frederico Gonçalves Pedrosa.

Paranaguá, 02/08/2017.

BRITO, Maria de Lourdes da Silva (org). Fandango de Mutirão. Curitiba: Meleart, 2003.

CORRÊA, J.; GRAMANI, D. Naquele tempo, no tempo de hoje: um panorama do fandango no litoral norte do Paraná e sul de São Paulo. In: CORRÊA, J; GRAMANI, D; PIMENTEL, A. (Org.). Museu Vivo do Fandango. Rio de Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2006.

DIEGUES, A. C.(Org.). Enciclopédia Caiçara: O Olhar do Pesquisador. São Paulo: Editora HUCITEC, 2004.

FESTIVAL DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO (FEMUCIC). FEMUCIC 30 anos. Maringá, PR: SESC Paraná, 2008. 1 DVD, digital.

GIORDANI, Ary. Forma, estilo, gênero e engajamento no fandango caiçara: das poéticas às alteridades. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo, v. 8 n. 1, p.129-144. João Pessoa, UFPB: 2017. DOI: http://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2017v8n1.34916

GRAMANI, D.C. O Aprendizado e a prática da rabeca no fandango caiçara: estudo de caso com os rabequistas da família Pereira da comunidade do Ariri. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Música. UFPR: 2009.

JÚNIOR. C. Mané da Paz. Documentário. Curitiba: 1979.

LINS, J. A. P. N. Machete Caiçara – Práticas, Organologia e Ensino. Dissertação (Mestrado em Música). UFPR: Curitiba, 2023.

LOPES, A.M. Batendo o fandango com os folgadeiros de Morretes. In: O Estado do Paraná, Caderno Almanaque, Curitiba, 1986.

MARCHI, L.; SAENGER, J.; CORRÊA, R. (Orgs.). Tocadores: homem, terra música e cordas. Curitiba: Olaria, 2002.

MARTINS, P. Um Divertimento Trabalhado: Prestígios e Rivalidades no Fazer Fandango da ilha dos Valadares. Dissertação. UFPR, Curitiba: 2006.

MABARAK SONDEREGGER, Melba Alí Velázquez. Dos proyectos de salvaguarda de fandangos: el Movimiento Jaranero (México) y el Museu Vivo do Fandango (Brasil). Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americano). UNILA, Foz do Iguaçu: 2018.

MIGUEZ, Ronaldo Tinoco. A música da folia do divino no litoral paranaense : estudo dos elementos musicais e extramusicais característicos. Dissertação (Mestrado em Música). UFPR: Curitiba, 2017).

PEDROSA, F.G. A afinação “pelas três” da viola fandangueira da cidade de Morretes/PR. In: Revista da Tulha, v.2, n.2, USP, jul-dez. 2016. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120527.

PEDROSA, Frederico Gonçalves. O processo de ensino/aprendizagem da viola caiçara na Ilha de Valadares: possibilidades e limites de sua didatização. Dissertação (Mestrado em Música). UFPR: Curitiba, 2017.

PEDROSA, Frederico Gonçalves. Passado e presente nos modos de fazer Fandango Caiçara Em Paranaguá/PR. Revista InCantare, v. 9 n. 1, 2018. Doi: https://doi.org/10.33871/2317417X.2018.9.1.2393.

PEREIRA, Anísio. Entrevista concedida a Frederico Gonçalves Pedrosa. Paranaguá, 12/05/2017.

PINTO, Inami Custódio. Curso de Introdução aos Estudos de Folclore. Curitiba: Museu Paranaense/Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte, 1983.

PINTO, Inami Custódio. Fandango do Paraná. Curitiba: Ed. UFPR, 1992.

PINTO, Inami Custódio. Folclore no Paraná. 2. ed. rev. ampl. Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Cultura, 2010.

RAMOS, Carlos Eduardo de Andrade Silva e. Ensino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense. Dissertação (Mestrado em Música). UFPR: Curitiba, 2012.

RAMOS, Carlos Eduardo de Andrade Silva e. A música da Folia do Divino e a Festa do Divino em Guaratuba, estado do Paraná: um estudo de caso sob a perspectiva da teoria das representações sociais. Tese (Doutorado em Música). UFPR: Curitiba, 2019.

ROCKWELL, Elsie. Reflexiones sobre el proceso etnografico (1982-85). Mexico: Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional, Departamento de Investigaciones Educativas, 1987.

SAHLINS, Marshall. Pessimismo sentimental e a experiência etnográfica, parte II. Revista Mana, n. 3, v.2, 1997, p. 103-150. In: https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000200004.

SILVEIRA, C.E. Folclore, cultura e patrimônio: da produção social do(s) fandango(s). Dissertação (Mestrado em Antropologia). UFPR, Curitiba: 2014.

VALLE, José. Nilo. Fandango de Itapoá: Resgate Histórico, Cultural e Artístico. Prefeitura Municipal de Itapoá. Florianópolis. 2020.

ZAGONEL, Bernadete. Constâncias melódicas do fandango paranaense. In: Boletim da Comissão Paranaense de Folclore, v. 4, n. 4, p. 16-20, Curitiba, 1980.

ZAMBONIN, Graciliano. Breve análise dos elementos: música, dança e história do fandango paranaense. Trabalho de graduação apresentado à matéria de projeto de pesquisa do 3 ano de Bacharelado em Música Popular da Faculdade de Artes do Paraná. Curitiba, 2006.

Published

2024-09-19

How to Cite

LINS, Jose Augusto Pereira Navarro; PEDROSA, Frederico Gonçalves. An investigation of the viola caiçara in itapoá, Santa Catarina. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0206, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0206. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25169. Acesso em: 21 dec. 2024.