Critical Thinking in The Education of Music Teachers: Andragogy Mobilized by Oral Tadition Songs

Authors

  • Luciane da Costa Cuervo Federal University of Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Rosa Maria Rigo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0108

Keywords:

vocal practices, work songs, social cognition

Abstract

This paper is dedicated to outlining and reflecting on andragogy strategies in the context of Higher Education from the musicality of oral tradition songs, in order to strengthen critical awareness. Based on discussions of the concepts of andragogy and critical thinking, especially in the view of Freire and Hooks, this work is constructed through reports of teaching actions, including the problematization of challenges that arise in approaching this content. Among its findings, the approach is shown to mobilize new learning through research, discussion and collective performance of songs whose lyrics, narratives, melodies, forms, rhythms and sociocultural context enrich training and promote the strengthening of critical thinking. It was also possible to verify the contributions of the proposals in the sphere of Education of Ethnic-Racial Relations, through research, critical analysis and dissemination of musical repertoires from different cultures. The problematization of musical repertoires in the processes of social transmission, memories, forgetting and silencing, are striking from the songs and their perpetuations or erasures.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane da Costa Cuervo, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra disciplinas que atendem estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outros, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS e Doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Institute of Education of University College London sob orientação do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), musicalidade e cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Rosa Maria Rigo, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS

Doutorado em Educação pelo PPGEDU/PUCRS (Aprovada com voto de louvor); Doutoramento Sanduíche pela Universidade Aberta/UAB, Delegação do Porto/Portugal. Mestre em Educação pela PUCRS. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos e Especialização de Profissionais para Organizações do Terceiro Setor/PUCRS. Graduação em Comunicação Social, Habilitação Relações Públicas/Unisinos, e Pedagogia Multimeios e Informática Educativa/PUC/RS. Possui experiência como instrutora em Treinamento Empresarial Presencial - Sistema Integrado de Administração Geral (SERPRO); Como professora tutora no Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologia de
Informação e Comunicação Acessível (UAB - UFRGS) de 2010 a 2012/1; Tutora e formadora no Projeto Escolas da Paz - FORPROF/UFRGS, período 2014/2015-1, e como Coordenadora da Ação de extensão denominada REDE DE PROFESSORES: Espiritualidade e resgate de saberes integrais pela UFRGS (2015). Atuou como como professora tutora e Orientadora de TCC no curso de Especialização em Gestão Educacional: Supervisão, Inspeção e Orientação (EAD) pelo IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações e Campus Machado como Orientadora de TCC no curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. Atualmente atua como Professora tutora (polo UFRGS) no curso de Pedagogia Belíngue do
Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

References

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication Manual of the American

Psychological Association. 7 ed. Washington: American Psychological Association, 2020.

ARAÚJO, Camila dos Santos; ANADON, Simone Barreto. A galinha Pintadinha e o galo Carijó: práticas que buscam fixar noções de gênero na educação Infantil. In: IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Anais do [...]. Disponível: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1261/801> Acesso em: 20. Out 2023.

BALOUSSER, Anna Virgínia. Quem era Jó e porque ele tinha escravos. Portal Geledés. 20/05/2015. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/quem-era-jo-por-que-ele-tinha-escravos-e-o-que-diabo-e-caxanga/> Acesso em: 20. Out 2023

BANDURA, Albert; AZZI, Regina G. & POLYDORO, Silvia. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARROS, Roanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O

dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Revista Educação e Pesquisa, São

Paulo, v. 44, e173244, 2018.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 1996.

BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002, p. 25.

CARVALHO, José Jorge de. Um panorama da Música Afro-brasileira: Parte 1. Dos Gêneros Tradicionais aos Primórdios do Samba. 2000. Disponível em: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto45/FO-CX-45-2891-2001.PDF

CASTRO, Yara. A propósito do que dizem os vissungos. In: FREITAS, N. e QUEIROZ, S. Vissungos cantos afrodescendentes em Minas Gerais. FALE/UFMG, 2009/2015. Disponível em: https://labed-letras-ufmg.com.br/publicacoes/vissungos-cantos-afrodescendentes-em-minas-gerais-3a-ed-revista-e-ampliada/ Acesso em: 20. Out 2023.

CUERVO, Luciane. Pedagogia da autonomia na educação musical: contribuições da leitura de mundo freireana. Praxis & Saber, 13(32), e13224. https://doi. org/10.19053/22160159.v13.n32.2022.13224 2022a.

CUERVO, Luciane. Cantos de tradição oral. Material didático da disciplina Práticas Vocais para a Ed. Musical 1, publicado no Moodle Acadêmico Institucional UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022b.

CUERVO, Luciane; MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Sindô Lê Lê, Sindô Lá Lá, não podemos viver sem cantar! Identidade, educação e expressão através da voz. Revista Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, n. 7/8, p. 22-35, 2016. Disponível em: 59 http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed7e8/Revista%20Musica %207_cuervo.pdf. Acesso em: 10. Mai 2023

CUERVO, Luciane; WELCH, Graham Frederick; MAFFIOLETTI, Leda de A.; REATEGUI, Eliseo. Musicalidade humana sob o prisma cognitivo-evolucionista: do Homo sapiens ao Homo digitalis. Revista Orfeu, v.23, nº2, 2017. DOI http://dx.doi.org/10.20504/opus2017b2310

DÖRING, Katharina. Ouvindo a diversidade musical do mundo para uma educação musical cognitiva “além das fronteiras”. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 26, n. 48, p. 27-46, jan./abr. 2017.

DÖRING, Katharina. As vozes nas tradições orais - poéticas sonoras! IN. Vozes, performances e arquivos de saberes (Org,s) Edil Silva, Costa, Frederico Augusto Garcia Fernandes e Nerivaldo Alves Araújo. – Salvador: Eduneb, 2018.

DUERME NEGRITO. Canção tradicional latino-americana. Fonte da letra: http://letras.mus.br

ELLIOT, David. J. The conception of creativity: implications for music education. In: SUNCOAST MUSIC EDUCATION FORUM, 1989. Speeches/ Conference papers. [S. l.: s. n.], 1989. p. 14-39.

EMICIDA, JÉ SANTIAGO e PAPILLON. Eminência Parda (voz Muriquinho de Dona Onete). In: LP AmarElo, São Paulo e UK: Laboratório Fantasma e Stern’s Music, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fXHpmuPJ4Ks

FALCÃO, Aluísio. (Proj. e coord. art.); VINICIUS, Marcus (Dir. mus., prod. e dir. de est.). O Canto dos escravos. Interpretação de Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme. São Paulo: Estúdio Eldorado, 1982 [LP].

FERNANDES, J. A.; KAYAMA, A. G.; ÖSTERGREN, E. A. O regente moderno e a construção da sonoridade coral: interpretação e técnica vocal. Per Musi, Belo Horizonte, n. 13, p. 33-51, jan/jun. 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970/ 17ª ed, 1987.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FONSECA, Edilberto José de. Cantos de trabalho: modos e modas na atualidade. In: SESC. Sonoros ofícios: cantos de trabalho. Circuito Sonora Brasil. 2015/2016. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2015. Disponível em: https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/798489b5-ac11-483a-9e90-0b8e2a269968/catalogo%2BSonora%2BBrasil_Cantos%2BOficios.pdf?MOD=AJPE RES&CONVERT_TO=href&CACHEID=798489b5-ac11-483a-9e90-0b8e2a26996

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor. São Paulo: Elefante, 2021.

JESUS, Clementina de. Canto 2, Cantiga do Caminho (Muriquinho). In: FALCÃO, Aluízio (Proj. e coord. art.); VINICIUS, Marcus (Dir. mus., prod. e dir. de est.). O Canto dos escravos. Interpretação de Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme. São Paulo: Estúdio Eldorado, 1982 [LP].

KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1986.

KNOWLES, Malcon. S.; HOLTON, Elwood. S. & SWANSON, Richard. A. The Adult Learner. Butterworth-Heinemann, 2005.

KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge: Adult Education, 1980.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. Das Letras, 2019.

LAURIA, Nair Spinelli. Os escravos de jó. Site Cirandando o Brasil. Disponível em: https://www.cirandandobrasil.com.br/copia-pintalainha Acesso em 10.Maio.2023.

LEVITIN, Daniel. The World in Six Songs: How the Musical Brain Created Human Nature by Daniel J. Levitin 2008.

LEVITIN, Daniel. A Música no seu Cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MACHADO FILHO, Aires da Mata. O Negro e o Garimpo em Minas Gerais. Belo Horizonte: Civilização Brasileira, 1964. Fonte: Sr. Ivo Silvério e Crispim de Milho Verde/MG e Sérgio Pererê Belo Horizonte/ MG.

MARQUES, Lorena. Diáspora africana, você sabe o que é? In: Fundação Palmares, 2019. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/?p=53464

MOORE, Michael. Greg.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Entrevista com Kabengele Munanga. Entrevista concedida ao portal Afropress, 27/08/2005. Disponível em: https://www.afropress.com/entrevista-com-kabengele-munanga/ Acesso em: 15. Out .2023.

NASCIMENTO, Ilma de Matos. Sonora Brasil e os cantos de trabalho: Recontextualizando a tradição o caso das cantadeiras do sisal e aboiadores de Valente. Dissertação [Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos. Salvador, 2018.

NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Crítica, 2020.

NOFFS, Neide de Aquino; RODRIGUES, Carla Maria Rezende. Andragogia na Psicopedagogia: a atuação com adultos. Rev. Psicopedagia, vol.28 nº87, São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, Bruno. Pisa Ligeiro. Documentário audiovisual disponibilizado no portal Povos Indígenas do Brasil, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VxVPZwkPRGo Acesso em: 10.maio.2023

OKINO, Priscila. Purugunta onde vai. Muriquinhos BlogSpot (2013). Disponível em: http://muriquinhos.blogspot.com/2013/11/purugunta-onde-vai.html Acesso em: 10.maio.2023

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 7-19, set. 2002.

PUCCI, Magda; ALMEIDA, Berenice. Cantos da Floresta – iniciação ao universo musical indígena. Editora Peirópolis, 2014. Disponível em: https://www.cantosdafloresta.com.br/ Acesso 12 de maio de 2023

QUINTEIRO, Eudósia. A. Estética da Voz: Uma voz para o ator. Plexus, São Paulo, 2007.

ROCHA, Enilton. F. Os dez pressupostos andragógicos da aprendizagem do adulto: um olhar diferenciado na educação do adulto. In: Site oficial da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 03/06/2013. Disponível em: https://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1102/http/wwwabedorgbr/arquivos/os_10_pressupostos_andragogicos_eniltonpdf Acesso 02 de maio de 2023

SCHMIDT, Patrick. Music education as transformative practice: Creating new frameworks for learning music through a Freirian perspective. Visions of Research in Music Education, 6, 1-16, 2005.

SESC. Sonoros ofícios: cantos de trabalho. Circuito Sonora Brasil. 2015/2016. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2015. Disponível em: https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/798489b5-ac11-483a-9e90- 0b8e2a269968/catalogo%2BSonora%2BBrasil_Cantos%2BOficios.pdf?MOD=AJPE RES&CONVERT_TO=href&CACHEID=798489b5-ac11-483a-9e90-0b8e2a269968 .

SILVA, Sheila A. G. Entre batuques e cantos: o samba como arma de resistência negra. Revista História. UEG - Anápolis, v.5, n.1, p. 247-258, jan./jul. 2016.

SONGFACTOS. James Carter and The Prisioners. Disponivel em: https://www.songfacts.com/facts/james-carter-and-the-prisoners/po-lazarus Acesso em: 10.maio.2023.

SUGUIMOTO, Hélio. H.; SALERNO, Soraia. K.; DIAS, Fátima A.S. Abordagens andragógicas na Educação Superior. Londrina: Editora Científica, 2020.

TALBOT, Brent. WILLIAMS, Hakim. Critically Assessing Forms of Resistance in Music Education. Em D. Elliott, M. Silverman, & G. McPherson (Eds.), The Oxford Handbook of Philosophical and Qualitative Assessment in Music Education (pp. 83-100). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/ oxfordhb/9780190265182.013.17

TRAVASSOS, Elisabeth. Tradição Oral e História. Revista de História, nº 157, 2007, p.129-152. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2850/285022050007.pdf Acesso em 04 de abr. de 2023.

TRIBUNA. Cantos de luta guardados no coco. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/25-08-2016/cantos-de-luta-guardados-no-coco.html&sa=D&source=docs&ust=1687545830518865&usg=AOvVaw3hrCG4xsbkDMNXNF06PoRk Acesso em: 23 de mai. 2023.

VEIGA BRANCO, Maria Augusta Romão da. Aprendizagem de Adultos: andragogia. Programa Erasmus, Cooperação para a Inovação e o intercâmbio de boas práticas Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento educação de adultos e Inovação. Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, 2019.

VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático Estudo Folclorico Musical - 1º Volume / 1ª Parte. São Paulo: Irmãos Vitale, 1941.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

WLODKOWSKI, Raymond. J. Enhancing Adult Motivation to Learn: A Comprehensive Guide for Teaching All Adults. 3ª ed. Jossey-Bass, San Francisco, CA, 2008.

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação, v. 22 n. 71, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-22-71-e227181.pdf. Acesso em 20 Out. 23.

Published

2023-11-21

How to Cite

CUERVO, Luciane da Costa; RIGO, Rosa Maria. Critical Thinking in The Education of Music Teachers: Andragogy Mobilized by Oral Tadition Songs. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0108, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23964. Acesso em: 22 nov. 2024.