O Teatro Carlos Gomes de Blumenau – SC: música e política na identidade cultural blumenauense

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0107

Keywords:

Teatro Carlos Gomes, History of Music in Blumenau/SC, Monu-ment, Identity, Representation

Abstract

Originaly the old Frohsinn Theater, Teatro Carlos Gomes, in Blumenau, Santa Catarina, remodeled its physical and auditory structure throughout the development of the municipality's history. It shows itself to be a living monument of the History of Blumenau, taken as such not only because it hosts a large part of artistic performances in Blumenau, but because it is synonymous with the representation of memories, power struggles and identities built from cultural structures. This article deals with the Teatro Carlos Gomes (Blumenau) as an object, instrument and space of power, considering in its monumentality the civilizing heritage that it carries. The text is based on documents found in the José Ferreira da Silva Historical Archive and the book commemorating the 145th anniversary of the Theater to further discuss the identity representations that the Theater evokes through its repertoire.

Keywords: Teatro Carlos Gomes, History of Music in Blumenau/SC, Monument, Identity, Representation.

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Author Biographies

Camila Werling, Santa Catarina State University

Camila Werling possui graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2011) e mestrado em Musicologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Atualmente é doutoranda em Música também na UDESC e integra o Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC), o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade - (MUSICS/UDESC) e o Grupo de Pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí (GMUVI). Atua como docente na Universidade Regional de Blumenau (FURB) na disciplina de Flauta Doce e Gêneros e Formas Musicais. Além da atuação universitária é professora efetiva do município de Blumenau no Programa de Musicalização Bandas e Fanfarras, na Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré. Atua ainda como docente na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Integrou o grupo Confraria do Samba, grupo Sopratutto e a Banda Fridas. Foi flautista na Orquestra da FURB e na Jazz Band, além de participar do Coro da Universidade.

Márcia Ramos de Oliveira, Santa Catarina State University

Márcia Ramos de Oliveira é graduada em História pela Universidade do Rio Grande do Sul, onde realizou mestrado (1995) e doutorado em História (2002). Aposentou-se como Professora Associada do Departamento de História/UDESC em 2023, dando continuidade ao vínculo na Instituição como Professora Colaboradora no PPGMus/UDESC desde 2021. Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade – MUSICS. Integra as associações ANPUH e ANPPOM. É pesquisadora vinculada ao  INET-md, pólo da Universidade de Aveiro/UA. 

Em 2017, vinculou-se a Universidade de Aveiro (Portugal) para desenvolvimento de estágio pós-doutoral e atuação como docente visitante. Como Professora do Departamento de História, atuou como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História (até 2021) e no Mestrado Profissional em Ensino de História / ProfHistória. Foi Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens e Representação (CNPq/UDESC). Fundou e foi Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som (LIS/FAED/UDESC) , do qual participou até 2020.

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Published

2023-10-27

How to Cite

WERLING, Camila; OLIVEIRA, Márcia Ramos de. O Teatro Carlos Gomes de Blumenau – SC: música e política na identidade cultural blumenauense. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0107, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23849. Acesso em: 22 dec. 2024.