State of the Art: Brazilian scientific production in the first 20 years of the 21st century in the field of conducting

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0208

Keywords:

conducting, academic production on conducting, the conducting at the beginning of the 21st century, conducting and the state of the art in Brazil

Abstract

This article presents an overview of the academic production in the field of conducting, in order to allow a critical reflection on this area. To achieve this goal, we looked at the dissertations and thesis present in institutional repositories of public Brazilian graduate programs, deepening the search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and also viewed the articles published in the journals of the Brazilian Association of Music Education (ABEM) and the National Association of Research and Graduate Studies in Music (OPUS). Finalizing the examination, we surveyed articles in the annals of ABEM and ANPPOM. The methodological procedure was exploratory research, with a time frame of the first 20 years of the 21st century (2001-2021). Thus, the collected data structure the present state of the art, expressing postulates, concepts and paradigms of conducting.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erickinson Bezerra de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em regência. Atualmente é professor da Licenciatura em Música da Diretoria de Educação à Distância da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

André Luiz Muniz Oliveira, Federal University of Rio Grande do Norte

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Música pela Universidade de Montreal- Canadá. Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Foi diretor da Escola de Música da UFRN (1999-2003). Atual Diretor artístico e regente titular da Filarmônica UFRN. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN.

David Souza, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Victor Almeida, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

References

AGUIAR, Frederico Neves de; FREIRE, Vanda Lima Bellard. A prática coral sob perspectiva de musicalização. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 229-236. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados_ver.asp?id=26.Acesso em: 24 maio 2023.

ALMEIDA, José Robson Maia de; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; MATOS, Elvis de Azevedo. A estrutura curricular das bandas de música: o papel do sistema estadual de bandas. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 137-144. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf.Acesso em: 24 maio 2023.

ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. O canto coral e a terceira idade: o ensaio como momento de grandes possibilidades. Revista da ABEM, Londrina, v. 21, n. 31, p. 119-133, jul./dez 2013. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/77. Acesso em: 24 maio 2023.

AMARAL, José Herikson Dantas do. Saberes docentes em bandas de música: um estudo multicaso com três maestros no Alto Oeste Potiguar. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24896?mode=full Acesso em: 24 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. Habilidades e competências na prática da regência coral: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, p. 15-26, mar. 2008. Disponível em:http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/255. Acesso em: 24 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci; AMATO NETO, João. A motivação no canto coral: perspectivas para a gestão de recursos humanos em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, p. 87-96, set. 2009. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/229. Acesso em: 24 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. A importância da regência coral e da expressão vocal cantada para a (re)qualificação do educador musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009a. 189-195. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. Canto coral e inclusão social: um panorama atual de iniciativas brasileiras. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009b. p. 379-385. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. A competência da regência: o maestro músico, o maestro educador e o maestro administrador. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010a. p. 72-81. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. As múltiplas dimensões do canto coral amador: lazer, trabalho e cooperação. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010b. p. 442-446. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. A regência e a gerência: reflexões sobre o trabalho dos maestros além do gesto. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010c. p. 1293-1297. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. Regência e liderança: o maestro como líder atrás do palco. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010d. p. 1298-1302. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. A voz do maestro: um regente coral precisa saber cantar. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. Uberlândia: ANPPOM, 2011a. p. 1451-1457. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

AMATO, Rita de Cássia Fucci. Gestão de organização musicais: do maestro tirano à autogestão. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. Uberlândia: ANPPOM, 2011b. p. 1458-1463. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

ANDRADE, Klesia Garcia. Projeto “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8424?locale=pt_BR. Acesso em: 24 maio 2023.

ANDRADE, Margaret Amaral de. A avaliação da execução musical de grupos corais. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 578-585. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/abem_2003.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

ARAÚJO, Katarine de Sousa. A escolha do gestual e suas implicações interpretativas aplicadas à regência da obra Psalmus, de João Guilherme Ripper. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4734. Acesso em: 25 maio 2023.

ARRAIS, Gerson Stencel. First suite for military band in E'bemol' op. 28 nº 1, de Gustav Holst: um estudo interpretativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/850656. Acesso em: 25 maio 2023.

ASSUMPÇÃO, Solange Roseli Martinelli de. O canto coral sob a perspectiva da educação musical formal. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154670. Acesso em: 25 maio 2023.

AZEVEDO, Joana Christina Brito. Coro cênico: estudo de um processo criador. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7375. Acesso em: 25 maio 2023.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BARRETO, Fernando Costa. Entremez da Peregrina = edição crítica e reconstrução dos manuscritos de compositor anônimo do século XVIII = Entremez da Peregrina: critical edition and reconstruction os manuscripts by a XVIII century anonymous composer. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/teses-e-dissertacoes/entremez-da-peregrina-edicao-critica-e-reconstrucao-dos-manuscritos-de-compositor-anonimo-do-seculo-xviii-entremez-da-peregrina-critical-edition-and-reconstruction-os-manuscripts-by-a-xviii-centu/. Acesso em: 25 maio 2023.

BARROS, Clara Bezerra Nunes. Canto coral e projeto social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-9. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1536/public/1536-4568-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BERTOLINI, Liliana Maria. Processos criativos: uma experiência com a Orquestra Infanto-juvenil da EMIA. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/183630. Acesso em: 25 maio 2023.

BEZERRA, José Renato Accioly. Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20200. Acesso em: 25 maio 2023.

BOMFIM, Camila Carrascoza. A música orquestral, a metrópole e o mercado de trabalho: o declínio das orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos na Região Metropolitana de São Paulo de 2000 a 2016. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151581. Acesso em: 25 maio 2023.

BORGES, Jane. Atividade coral no contexto da extensão universitária: relato de experiência das atividades do Madrigal UFSCar no ano de 2015. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-7. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4429/public/4429-14390-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BORNHOLDT, Jeimely Heep. Canto coral com idosos: o que falam os regentes e as rotinas de ensaio. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/64286. Acesso em: 25 maio 2023.

BRAGA, Simone Marques. Canto coral na escola: a prática pedagógica como objeto de pesquisa. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 459-464. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BRANCO, Heloiza de Castello. Empatia no ensaio coral: aspectos dessa interação não-verbal dos cantores com o regente durante a execução musical. 2010. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2010.615980. Acesso em: 25 maio 2023.

BRANCO, Heloiza. A comunicação não-verbal do regente coral durante a execução musical. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 2496-2503. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BRANDÃO, José Maurício Valle. Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau”, de Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9079. Acesso em: 25 maio 2023.

BRITO, Dhemy Fernando Vieira; BEINEKE, Viviane. Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam? Revista da Abem, [s. l.], v. 28, p. 328-343, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM20202818. Acesso em: 26 maio 2023.

BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna. Cognição, música e corpo no canto coral: um fazer musical criativo. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2004a. p. 303-310. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna; SPECHT, Ana C. Meninas arte em canto: corpo e voz no fazer musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2004b. p. 297-302. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BÜNDCHEN, Denise Sant’Anna. A relação ritmo-movimento no fazer musical criativo: uma abordagem construtivista na prática de canto coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 270-275. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CAMPOS, Ana Yara; CAIADO, Katia Regina Moreno. Coro universitário: uma reflexão a partir da história do Coral Universitário da PUC-Campinas, de 1965 a 2004. Revista da ABEM, Porto Alegre: ABEM, v. 15, n. 17, p. 59-68, set. 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/281. Acesso em: 26 maio 2023.

CARVALHO, João Gabriel Santana; BATISTA, Leonardo Moraes. Coral Nova Sinfonia: uma análise da formação musical por meio do Canto Coral num projeto social. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 714-722. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CASTIGLIONI, Paula Passanante. Qualificação artística de coros amadores: artistic qualification of amateus choirs. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989769. Acesso em: 25 maio 2023.

CASTRO, Guilherme Peluci de. Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24. Acesso em: 25 maio 2023.

CAUDURO, Adroaldo. Missa da Coroação de Mozart (KV 317): referenciais interpretativos à construção de sua performance. 2021. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/teses-e-dissertacoes/missa-da-coroacao-de-mozart-kv-317-referenciais-interpretativos-a-construcao-de-sua-performancemozarts-coronation-mass-kv-317-interpretative-references-to-the-construction-of-his-performanc/. Acesso em: 25 maio 2023.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Canto coral: um levantamento sobre os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais e Congressos da ABEM entre 1992 e 2009. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 551-560. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CIELAVIN, Sandra Regina; MENDES, Adriana Nascimento Araújo. A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades. Revista da Abem, [s. l.], v. 28, p. 46-64, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33054/ABEM20202803. Acesso em: 25 maio 2023.

CISLAGHI, Mauro César. Concepções de educação musical no projeto de bandas e fanfarras de São José-SC. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 421-428. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CLEMENTE, Louise; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Estratégias didáticas na prática do canto coral universitário. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013. Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1050-1060. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CLEMENTE, Louise. Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região do Vale do Itajaí. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a59.pdf.Acesso em: 25 maio 2023.

COELHO, Willsterman Sottani. Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XNHAA. Acesso em: 25 maio 2023.

COSTA, Lucila Prestes de Souza Pires da; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de prática. In: CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 33-34. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

COSTA, Marineide Marinho Maciel. “Um canto em cada canto”: coro da orquestra da juventude de salvador. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 13., 2004, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEM, 2004. p. 806-813. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2004.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CORREIA, Jorge Salgado. Utopia E Música. E-topia: Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, [s. l.], n. 4, p. 1-12, 2005. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/eto/article/view/12158. Acesso em: 25 maio 2023.

CRISPIM, Juliana. Coro infanto-juvenil Os Curumins: construindo referências para a prática musical contextualizada. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 475-481. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

DALLANHOL, Kátia Maria Bianchini; GUERINI, Stela Maris Besen. Coral do Colégio de Aplicação. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 12., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 445-448. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/abem_2003.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

DAROZ, Irandi Fernando. A prática coral juvenil transitando em ambientes formais e não formais: perspectivas aplicadas à educação musical. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110654. Acesso em: 25 maio 2023.

DI SABBATO, Sergio. Três transcrições do "Quadro de uma Exposição", de Modest Mussorgsky: uma análise comparativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola da Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2388. Acesso em: 25 maio 2023.

DIAS, Caio Vinícius Cerzósimo de Souza; SANTOS, Jane Borges de Oliveira. Coral Vivo Canto: aplicabilidade de metodologias de educação musical no contexto atual – Dalcroze, Willems, Kodály e Schafer. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 461-467. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

DIAS, Leila Miralva Martins. Aspectos psicossociais na prática coral: dois estudos de caso. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 375-379. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

DOLLMAN, Luke. Can conducting be taught? 2012. Disponível em: https://interlude.hk/can-conducting-be-taught/. Acesso em: 25 maio 2023.

DRAHAN, Snizhana. Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo regente coral: método e formação. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-212521. Acesso em: 25 maio 2023.

ERICEIRA, Alfredo. Liderança e produtividade coral: estudo de caso sobre as suas diferentes abordagens visando ensaios eficientes. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38175. Acesso em: 25 maio 2023.

FARBERMAN, Harold. The art of conducting technique: a new perspective. Florida: Warner Bros. 1997.

FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.445387. Acesso em: 25 maio 2023.

FERNANDES, Angelo José; FIORINI, Carlos. Carlos Alberto Pinto Fonseca e sua obra coral Afrobrasileira: aspectos interpretativos. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 21., 2011, João Pessoa. Anais [...]. ANPOMM: Uberlândia, 2011. p. 1170-1176. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2011/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2011.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-292, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 25 maio 2023.

FIGUERÊDO, Michal Siviero. Coral Canto que Encanta: um estudo do processo de Educação Musical com idosos em Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, Bahia. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 421-425. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

FILHO, Neylson Joao Batista. O maestro, a orquestra e a racionalização das práticas musicais. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9U5J55. Acesso em: 26 maio 2023.

FIORINI, Carlos Fernando. Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado: um estudo sobre sua execução através de uma nova edição, critica e revisada. 2004. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.310006. Acesso em: 26 maio 2023.

FIORINI, Carlos Fernando. Tríptico Celeste de Almeida Prado: uma recriação para canto e orquestra. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 1135-1141. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

FIORINI, Carlos Fernando. Savonarola e os motetos Miserere, de Josquin Desprez, e Infelix ego, de Orlando di Lasso. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 2042-2049. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

FONSECA, Ângelo Rafael Palma da. Uma abordagem morfológica do bailado “Quadros Amazônicos”, do compositor Francisco Mignone. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9155.Acesso em: 26 maio 2023.

FONSECA, Ângelo Rafael Palma da. Uma concepção musical para as “Impressões Sinfônicas” Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone: o uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência. 2008. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9081. Acesso em: 26 maio 2023.

FONSECA, Cláudia Cavalcante; DIAS, Leila Miralva Martins. Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-8. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1490/public/1490-4467-1-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

FONSECA, Luanna Aparecida Batista da. Coro infanto juvenil e os desafios de peças a três vozes. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. p. 1-9. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 26 maio 2023

FRANCHINI, Rogéria Tatiane Soares. Os saberes docentes e o canto coral com adolescentes. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1908-1916. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

FRITZEN, Jéssica Franciéli; GUSMÃO, Pablo da Silva; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. “Corpo-voz-movimento”: a educação musical no canto coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 735-743. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

GABORIM, Ana Lúcia Iara; RAMOS, Marco Antonio da Silva. A pedagogia vocal na regência coral infantojuvenil: conceitos e reflexões. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-11. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4267/public/4267-14234-2-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

GABORIM-MOREIRA, Ana Lucia Iara. Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. 2015. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação de Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-06092016-113253. Acesso em: 26 maio 2023

GABRIEL, Ana Paula dos Anjos; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 24., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPPOM, 2014. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3299/public/3299-9991-1-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

GARBUIO, Rafael Luís. Responsoria de Carlo Gesualdo: estudo do processo de ensaio e execução da obra. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/788418. Acesso em: 26 maio 2023

GERALDO, Jorge Augusto Mendes; FIORINI, Carlos Fernando. Os movimentos básicos da regência: uma caracterização e sua descrição cinesiológica. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 1728-1736. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

GERALDO, Jorge Augusto Mendes. Descrição cinesiológica dos movimentos básicos da regência. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1622100. Acesso em: 26 maio 2023

GERALDO, Jorge Augusto Mendes. A postura do regente e seu possível impacto na saúde ocupacional. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2018, Manaus, Anais [...]. Manaus: ANPPOM, 2018. p. 1-9. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2018/5131/public/5131-18225-2-PB.pdf. Acesso em: 26 maio 2023

GERALDO, Jorge Augusto Mendes. Evidências do impacto ocupacional da atividade de regência e sugestões de prevenção. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1081535. Acesso em: 26 maio 2023

GERALDO, Jorge Augusto Mendes; FIORINI, Carlos Fernando. A saúde do regente: uma revisão bibliográfica em fontes das áreas da Música e da Saúde. Opus, [s. l.], v. 26 n. 3, p. 1-25, set./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2020c2616. Acesso em: 26 maio 2023.

GÓES, Letícia Skaidrite Kriger. Perspectivas sobre canto coral na terceira idade: uma experiência com o Coral da Terceira Idade da USP no Laboratório Coral Comunicantus. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-09032021-143340. Acesso em: 26 maio 2023

GÓES, Letícia Skaidrite Kriger; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília. Regentes jovens, cantores idosos: a experiência do Coral da Terceira Idade da USP. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANPPOM, 2021. p. 1-12. Disponível em: Template XXX Congresso da ANPPOM (anppom-congressos.org.br). Acesso em: 26 maio 2023

GÓIS, Micheline Prais de Aguiar Marim; OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia de. Canto coletivo: brincando e cantando – uma proposta de Educação Musical. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 543-550. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/39152. Acesso em: 30 maio 2023.

GOMES, Hermes Coelho. Sinfonia dos salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.394526. Acesso em: 29 maio 2023.

GOMES, Hermes Coelho. O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada. 2012. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2012.895981. Acesso em: 29 maio 2023

GONÇALVES, Lílian Sobreira; SILVÉRIO, Kelly Cristina Alves. Aspectos vocais de regentes de corais adultos amadores. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 66-69. Disponível: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/XIII_Educacao_musical.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio. Desclasificados: pluralismo lógico y violencia de la clasificación. 1. ed. Barcelona: Anthropos, 2007.

GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio García. Tout droit: iniciación a la desclasificación. 1. ed. Barcelona: Anthropos, 2022.

GRINGS, Bernardo. O ensino de regência na formação do professor de música: um estudo com três cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a74.pdf. Acesso em: 29 maio 2023

GRINGS, Bernardo; FIGUEIREDO, Sérgio L. F. de. A função da regência na formação do professor de música: um estudo com os cursos de licenciatura em música da região sul do Brasil. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 230-241. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

HAMMERER, Mariana Ferraz Simões. Análise interpretativa de cinco obras corais sacras do compositor Ernani Aguiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-08092016-155515. Acesso em: 29 maio 2023.

HAUCK-SILVA, Caiti. Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-07032013-143458. Acesso em: 29 maio 2023.

HAUCK-SILVA, Caiti; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Dicção e escolhas do regente em obras corais em alemão: relações entre gravações e escritos sobre regência coral. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017a, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017a. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4600/public/4600-16456-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

HAUCK-SILVA, Caiti. Dicção, expressividade e escolhas do regente em obras corais em alemão: discutindo relações entre escritos e gravações. 2017b. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017b. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-23052017-152507. Acesso em: 29 maio 2023.

HAUCK-SILVA, Caiti; IGAYARA-SOUZA, Susana Cecilia; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Referenciais teóricos para a preparação vocal em coros de terceira idade e relato de experiência de articulação entre prática e teoria. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANPPOM, 2016. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4086/public/4086-14210-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

HERR, Martha. O canto coral sob a perspectiva da educação musical formal. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154670. Acesso em: 29 maio 2023.

HOERLLE, Tiago. A autoeficácia na regência coral: o papel do regente como mediador dos processos cognitivos e performáticos de um coro. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31527. Acesso em: 29 maio 2023.

HÜBNER, Guilherme Osiris. Gerenciamento de ensaios: perspectiva da gestão por competências individuais da regência. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31444. Acesso em: 29 maio 2023.

JENNINGS, Claudia. Um estudo de preparação e execução sobre o Stabat Mater op. 53 de Karol Szymanowski. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.917586. Acesso em: 29 maio 2023.

JUST, Elisabete. Cor mio, coro mio, curumim: história, análise de seis peças de um repertório multicultural para coro infantil e estratégias lúdicas do Coro Curumim da Associação Cultural Cantosospeso, entre 1993 e 2003, em Milão, Itália. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07022014-151801. Acesso em: 29 maio 2023.

KANDLER, Maira Ana. Bandas musicais do meio oeste catarinense: características e processos de musicalização. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a75.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

KASHIMA, Rafael Keidi. A função e o desenvolvimento do jogo didático nos ensaios de coros infantis. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.936361. Acesso em: 29 maio 2023.

KASHIMA, Rafael Keid. LARCI. Laboratório de Regência Coral Infantil: proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1092383. Acesso em: 29 maio 2023.

KASHIMA, Rafael Keidi. Conteúdos de ensino para o Coral Infantil: a experiência do Laboratório de Regência Coral Infantil (LARCI). Opus, [s. l.], v. 27, n. 2, p. 1-18, maio/ago. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2021b2714. Acesso em: 29 maio 2023.

KELLER JUNIOR, Demerval Aires. "Madrigais gaúchos", de Bruno Kiefer: análise, preparação e execução a partir de uma nova edição, critica e revisada. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2009.470549. Acesso em: 29 maio 2023.

KRAHEMBUHL, Samuel. Regência de Orquestras Estudantis: estudo de caso sobre preparação e performance da Suíte N. 3 "Antiche Danze ed Arie", de Ottorino Respighi com a Camerata IASP. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.980078. Acesso em: 29 maio 2023.

LACERDA, Felipe Damato de. A formação de regentes corais: uma revisão de publicações brasileiras. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 28., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2019/5656/public/5656-20613-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

LIMA, Erickinson. The baton is not enough: a brief reflection on the conductor’s performance. Academia Letters [s. l.], article 336, p. 1-6, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20935/AL336. Acesso em: 26 maio 2023.

LIMA, Erickinson Bezerra de; BARROS, Klênio. Diálogos desclassificados: música e corpo-arquivo na construção de um saber inacabado, primeiros passos. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0006. Acesso em: 29 maio 2023.

LIMA, Marcos Aurelio de. A Banda e seus desafios: levantamento e análise das táticas que a mantêm em cena. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.201313. Acesso em: 29 maio 2023.

LOPARDO, Carla Eugenia. Coro “Brienza Canta”: Cómo la afectividad incide en el desempeño vocal. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 468-474. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

LOPES, Paulo. Estudo do desenvolvimento da escuta melódica de adultos integrados a coros vocacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-19082015-145539/pt-br.php. Acesso em: 29 maio 2023.

LOPEZ, Roberto Clemente Ramos. OSUFPB em foco: estudo da percepção dos músicos em relação à interpretação do divertimento para cordas de Béla Bartók em quatro distribuições para o naipe de cordas. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28442. Acesso em: 29 maio 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28442. Acesso em: 29 maio 2023.

TEIXEIRA, Lúcia Helena Pereira. Coros de empresa: desafio para a formação e a atuação de regentes corais. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5439. Acesso em: 29 maio 2023.

LUMLEY, John; Springthorpe, Nigel. The art of conducting: a guide to essential skills. London: Rhinegold. 1989.

MAGRE, Fernando de Oliveira; BERG, Silvia Maria Pires Cabrera. Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: “Beba Coca-Cola”, de Gilberto Mendes, e o Coro Juvenil da UEL. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 25., 2015, Vitória. Anais [...]. Vitória: ANPPOM, 2015. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2015/3445/public/3445-11776-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MALAQUIAS, Ana Carolina. Do apito da fábrica aos sons da orquestra: percurso histórico-musical da Corporação Musical Cachoeira Grande. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/data/referencias/ver/-Do-apito-da-Fabrica-aos-sons-da-orquestra---percurso-historico-musical-da-Corporacao-Musical-Cachoeira-Grande/. Acesso em: 29 maio 2023.

MALUF, Julio Cezar Giudice. Afinando diferenças: o processo de construção artística do Coral Cênico Cidadãos Cantantes – 1996-2004. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90365. Acesso em: 26 maio 2023.

MANNIS, Guilherme Daniel Breternitz. Abordagens de análise aplicadas à Sinfonia nº 2, op. 73, em ré maior, de Johannes Brahms. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/181083. Acesso em: 29 maio 2023.

MARCHETTO, Luiz Fernando Lemos. Chanson polifônica francesa: um estudo nas obras corais a capella de Claude Debussy e Maurice Ravel. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/95111. Acesso em: 29 maio 2023.

MARCONATO, Athus Rogério. Prática de banda em escolas de ensino fundamental como embasamento para processo pedagógico: um estudo de caso com duas escolas em Guarulhos/SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115714. Acesso em: 29 maio 2023.

MARTINS, Felipe da Silva; HIRSCH, Isabel Bonat. PIBID-Música-UFPel: uma proposta de musicalização por meio da apreciação e execução musical na Educação básica. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1946-1952. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MARTINS, Weider; SANTOS JUNIOR, Celso Luiz Gonçalves dos. Canto coral: o uso do gesto como auxílio na afinação e na sonoridade. Opus, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 283-302, dez. 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.20504/opus2016b2211. Acesso em: 29 maio 2023.

MATIAS, Thaise Cristina M. A técnica vocal na formação de regentes: um relato de experiência no curso Regência de Coro do PRONATEC nos anos de 2012 a 2014 na EMUFRN. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23., 2017, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM; [Florianópolis], ABEM, 2017. p. 1-17. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2763/public/2763-9343-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1999.176159. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Coral Infantil Ama/Pró-Seguir: uma proposta de Educação Musical para crianças carentes da periferia de São Paulo. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 17., 2003, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEM, 2003. p. 58-61. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; RAMOS, Marco Antonio da Silva. Preparação vocal no coro infanto-juvenil: desafios e possibilidades. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 24., 2014, São Paulo. Anais [...]. [Campinas]: ANPPOM, 2014. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/3082/public/3082-9722-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Ana Lucia Iara Gaborim. Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU. 2015. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-06092016-113253. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; OLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. Formação do regente coral infantojuvenil em cursos de Licenciatura em Música: o caminho da extensão. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 23., 2017, Manaus. Anais [...]. Manaus: UFAM; [Florianópolis], ABEM, 2017. p. 1-15. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2633/public/2633-9453-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; REIS, Angela Cristina Colognesi dos; OLIVEIRA, Edineide Dias de. Dinâmica de ensaio para coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2019. p. 1-14. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/325/197. Acesso em 29 maio 2023.

MOREIRA, Anne Karoline Ramalho. O Caipira: aspectos vocais do personagem-tipo no Teatro de Revista Paulista entre as décadas de 1910 e 1940. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08032021-161119. Acesso em: 29 maio 2023.

MOREIRA, Caio Cesar. Software para prática de regência coral. 2013. Dissertação (Mestrado em Música). – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://doi.org/10.11606/D.45.2013.tde-29112013-144927. Acesso em: 29 maio 2023.

MOURA, Paulo Celso. Vozes paulistas: as práticas do canto coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas para a cultura. 2012. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95172. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24482. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Andre Luiz Muniz. O Magnificat de Johann Sebastian Bach: uma interpretação a luz do seu significado retorico musical. 2002. Dissertação (Mestrado em Música – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2002.261812. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Arnon Sávio Reis de. O coro do Brasil: o Madrigal Renascentista e o contexto de seu percurso (1956-1962). 2015. Tese (Doutorado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z5H22. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Carolina Andrade. O regente-arranjador e a circulação do repertório de arranjos nos coros brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-18042018-141755. Acesso em: 25 maio 2023.

OLIVEIRA, Leandro Fernandes de. Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24898. Acesso em: 25 maio 2023.

OLIVEIRA, Leandro Fernandes de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz. A abordagem das técnicas estendidas nas Quatro Estações Portenhas de Piazzolla: o regente como mediador do processo interpretativo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4947/public/4947-16495-1-PB.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Luciano Py de. Projeto Aplica Som: ampliando a experiência musical da comunidade escolar em um Colégio de Aplicação. In: ENCONTRO ABEM NACIONAL, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 2097-2107. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Rogério Rodrigues de. Arturo Toscanini e a performance à luz da teoria estética de Eduard Hanslick. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 22., 2012, João Pessoa. Anais [...]. João pessoa: ANPPOM, 2012. p. 550-558. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2012/Anais_ANPPOM_2012.pdf. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Sergio Alberto de; OSTERGREN, Eduardo. Café de Mário de Andrade e a Idealização de Uma Ópera Coral: uma proposta de realização pelo coro-cênico. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 663-666. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/VII_Performance.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.

ONNIS, Angela Matos. Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia: memória de uma trajetória histórica. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19611. Acesso em: 25 maio 2023.

PAZIANI, Juliana Damaris de Santana. Repertório para coro Infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 2215-2225. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

PEDROSO JÚNIOR, Daniel Alves Duarte. Preparo vocal para coros de terceira idade: pressupostos e relato de experiência no Coral UniversIDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2018.1082972. Acesso em: 25 maio 2023.

PEDROZO, Willian Gomes. Ensaio coral sem acompanhamento instrumental: reflexões, abordagens e discussões. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021, [s. l.]. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2021. p. 1-13. Disponível em: https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/761. Acesso em: 25 maio 2023.

PENNA, Maura; MENDES, Eliane, BANDEIRA, Ian; BARROS, Olga Renalli. O canto coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 22., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: ABEM, 2015. p. 1-14. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1017/public/1017-4420-1-PB.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

PIMENTA, Josani Keunecke. Heitor Villa-Lobos: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.324891. Acesso em: 25 maio 2023.

PINHEIRO, Rodrigo Falson. Coletânea de exercícios para o desenvolvimento da leitura e da redução ao piano de partituras corais. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.429032. Acesso em: 25 maio 2023.

POPOLIN, Daniela Francine Lino. Lagrime di San Pietro de Orlando di Lasso: um estudo de preparação e execução através de uma nova edição crítica e revisada. 2013. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2013.903257. Acesso em: 25 maio 2023.

RAMOS, Marco Antonio da Silva. O ensino da regência coral. 2003. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-20092010-113311. Acesso em: 25 maio 2023.

REIS, Eduardo Manoel Lustosa. "Missa Diligite" de M. Camargo Guarnieri: aspectos interpretativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2018.1082083. Acesso em: 25 maio 2023.

REIS, Ernesto Silva e. Acervo de partituras da fundação Gregório de Mattos: uma busca por fontes documentais de atividades de grupos orquestrais na Bahia na primeira metade do século XX. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21599. Acesso em: 25 maio 2023.

RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coro infantil: análise, descrição e relato da proposta do maestro Henry Leck aplicada ao "Coral da Gente" do Instituto Baccarell. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2014.937375. Acesso em: 25 maio 2023.

RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas. 2018. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634615. Acesso em: 25 maio 2023.

RIBEIRO, Cinara Baccili. A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23326. Acesso em: 25 maio 2023.

ROCHA, Anderson. A prática de orquestra na universidade e a formação do educador musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 18., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2009. p. 246-251. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abem_2009.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

ROCHA, Edilson Assunção. Proposta para interpretação da Missa Grande de Antônio dos Santos Cunha. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8968. Acesso em: 25 maio 2023.

ROCHA, Edilson Assunção. Aspectos de regência e execução nos responsórios para Quarta Feira Santa de Antônio dos Santos Cunha. 2009. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9095. Acesso em: 25 maio 2023.

ROCHA, Jefferson Matheus Alecrim da; TEIXEIRA, Fellipe Rafael Carnauba. A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento). In: CONGRESSO DA ANPPOM, 31., 2021, João Pessoa. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2021. p. 1-7. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/878/509. Acesso em: 25 maio 2023.

RODRIGO, Andre Guimarães. Quatro peças religiosas de Osvaldo Lacerda: uma leitura interpretativa para performance. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-16022017-101641. Acesso em: 25 maio 2023.

RODRIGUES, Eunice Dias da Rocha; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Canto Coral na terceira idade: suas práticas, motivações e perspectivas. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 15., 2006, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006. p 230-234. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2006.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

ROUSSIN, Charles Bruno. Oito novas obras para orquestra de cordas: aspectos analíticos e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCFWP. Acesso em: 25 maio 2023.

RUDOLF, Max. The grammar of conducting: a comprehensive guide to baton technique and interpretation. California: Thomson Learning. 1994.

SANTANA, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de. Formação e preparação profissional na graduação em regência: o caso UFBA e suas relações com outros cursos de graduação em regência no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23626. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTOS, Amanda Rafaela da Cunha; GUERRA, Lemuel Dourado. Coro cênico-performático: implicações para as dimensões educativomusicais e artísticas da prática coral. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 15., 2008, São Paulo. Anais [...]. [Florianópolis]: ABEM, 2008. p. 1-7.

SANTOS, Pricila Kohls; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica Online, Araguaia, v. 33, p. 123-145, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTOS, Azul Regina Marcia Simão et al. COROPASSO: o corpo canta, anda, pensa, recria, faz, compartilha – o projeto sociomusical CECOM/Gardênia. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013a. p. 723-734. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTOS, Regina Marcia Simão. Fazer música em grupo: o Centro de Convivência Musical – CECOM. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2013, Pirenópolis. Anais [...]. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. p. 1087-1097. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2013_p.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

SANTOS, Sidney Ricardo Gomes dos. As escolhas interpretativas do maestro na contemporaneidade face a tradição musical: um estudo de caso com a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7097. Acesso em: 25 maio 2023.

SCHULLER, Gunther. The compleat conductor. New York: Oxford University Press. 1997.

SHIBATA, Daisuke. Heitor Villa-Lobos: questões e soluções para superar as dificuldades de interpretação da Bachianas Brasileiras nº 2. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/935147. Acesso em: 25 maio 2023.

SILVA, Alessandra Araújo da. “Saudades do Nordeste”: práticas musicais em um espetáculo de coro infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19., 2010, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2010. p. 14-22. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte1.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

SILVA, Andréia Anhezini da. A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade: uma abordagem analítico interpretativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-17092009-093511. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, Caiti Hauck da; RAMOS, Marco Antonio da Silva; IGAYARA, Susana Cecília Igayara. A preparação vocal no ensaio coral: uma oportunidade para aquecer ensinando e aprendendo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 20., 2010, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPPOM, 2010. p. 268-273. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, Ivair Gomes da. O processo de formação musical dos mestres de bandas militares da marinha do Brasil: dificuldades e utilização de uma técnica gestual expressiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38545. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, Jéssica Evelyn Papi. Análise e interpretação do quarto movimento da Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68, de Johannes Brahms. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/183265. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, Lélio Eduardo Alves da. O “mestre de banda” escolar brasileiro: quem são eles e o que eles fazem? In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 63-65. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/XIII_Educacao_musical.pdf. Acesse em: 24 maio 2023.

SILVA, Pedro Augusto da; FEITOSA, Radegundis Aranha Tavares. Educação musical através da Banda Filarmônica: processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 de Outubro. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas: ANPPOM, 2017. p. 1-8. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/4956/public/4956-16287-1-PB.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, Thiago Vieira. Efeitos da prática da Matriz Djunker no aprimoramento da técnica gestual de regentes atuantes em Brasília. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Departamento de Música, Universidade Nacional de Brasília, Brasília, DF, 2019a. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34098. Acesso em: 24 maio 2023.

Published

2023-07-06

How to Cite

LIMA, Erickinson Bezerra de; OLIVEIRA, André Luiz Muniz; SOUZA, David; ALMEIDA, Victor. State of the Art: Brazilian scientific production in the first 20 years of the 21st century in the field of conducting. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0208, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23204. Acesso em: 22 nov. 2024.