Biography and music education: a study on the formative paths of four brazilian religious

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0107

Keywords:

biography, musical formation, formative paths, religion, Sociology of Music Education

Abstract

This article analyzes the musical formative paths of four religious and their performances as trainers within the ambit of the Catholic Church in Brazil, from the perspective of the sociology of music education. The reports were collected through interviews following a semi-structured script of questions that contemplated different aspects and themes related to the formation and performance with music in the religious environment. The Theoretical Frame of Reference elected was based on the concept of formative “paths” by José Machado Pais (2003) as the paths of formation of religious and their paths in the formation of other people. The theoretical conception of biography and the concept of formative path made it possible to connect individual practices and experiences, at the micro level, with those present in the context of the Catholic Church, at the macro level. It is understood that the musical formation of the religious interviewed is impregnated by their biographical paths revealed in the pedagogical-musical choices, forms of appropriation of musical knowledge and educational and socializing functions of religion in the context of music education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jusamara Vieira Souza, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen, Alemanha. Professora Titular do Departamento de Música e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 1996 coordena o grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano – EMCO (UFRGS/CNPq). No período 2019/2020, atuou como professora visitante na Hochschule für Musik Theater und Medien, Hannover, Alemanha, pelo Programa CAPES/PRINT-UFRGS.

Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou seu estágio de Doutorado Sanduíche pela CAPES na Alemanha. Possui Mestrado e Licenciatura em Música e Bacharelado - Habilitação Canto pela UFRGS. Atua como professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Alvorada) e é pós-doutoranda na UFRGS.

References

ABREU, Delmary Vasconcelos de. História de vida e sua representatividade no campo da educação musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: Revista da Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 207-227, jan./jun. 2017.

ALMEIDA, Márcio Antônio. Música brasileira na liturgia: obra, contexto e produto. 2014. 124 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

AVELAR, Alexandre de Sá. A biografia como escrita da História: possibilidades, limites e tensões. Dimensões, v. 24, p. 157-172, 2010.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1994.

BUGNINI, Annibale. La reforma de la liturgia (1948-1975). Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1999.

CARVALHO, Janete Magalhães et al. Entre culturas, pesquisas, currículos e cotidianos: uma conversa com José Machado Pais. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 361-374, set./dez. 2013.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola, 2000.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO: promulgado por João Paulo II, Papa. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE (CEBs). Disponível em: http://comunidade-cebs.blogspot.com/p/blog- page_9263.html. Acesso em: 13 jun. 2022.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). 50 anos da Adveniat celebrados em São Paulo. 2011. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/50-anos-da-adveniat-celebrados-em-sao-paulo/. Acesso em: 13 nov. 2022.

CONGREGRAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO. Disponível em: https://ciic.org.br/. Acesso em: 13 jun. 2022.

CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo; ALMEIDA, Jéssica de Almeida. A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a Educação Musical: um estudo inicial. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2021. p. 1-14.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Pesquisa histórico-sociológica, memórias e educação: das autobiografias às histórias de vida. In: PASSEGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica. 2010, p. 131-154.

FEDERIZZI, Roberta Bassani; ORMEZZANO, Graciela Rene. Música religiosa e educação musical do RS: o legado de Frei Exupério de La Compôte. Anais do Sefim, v. 3, n. 5, p. 189- 204, 2017.

FERRAROTI, Franco. Histoire et Histoires de Vie: lê méthode biographique dans lês sciences sociales. Paris: Librairie dês Méridiens, 1983.

FONSECA, Joaquim; WEBER, José. A Música litúrgica no Brasil 50 anos depois do Concílio Vaticano II. Coleção Marco Conciliar. São Paulo: Paulus, 2015.

GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GONTIJO, Millena. O Movimento (Auto)Biográfico no Campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

IRMÃS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Disponível em: https://www.irmasicm. org.br/. Acesso em: 13 jun. 2022.

LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Aprender e ensinar música na Igreja Católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. 2015. 167f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Educação musical e religião: possibilidades de formação musical na Igreja Católica. Revista da Fundarte, v. 40, p. 145, 2020.

LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro. Revista da Abem, v. 29, p. 83-99, 2021.

LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LOURO, Ana Lúcia et al. Olhando para aprendizagens informais em música: algumas experiências junto a movimentos da Igreja Católica. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, 14., 2011. Anais [...].Maringá: ABEM, 2011. p. 215-224.

LOURO, Ana Lúcia; RECK, André Müller. Práticas musicais do cotidiano na Iniciação Científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 200-212, mai./ago. 2017.

MACHADO PAIS, José. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

MACHADO PAIS, José. Nos rastos da solidão: Deambulações Sociológicas. Porto: Âmbar, 2006.

MACHADO PAIS, José. Tessituras do tempo na contemporaneidade. ArtCultura, Uberlândia, v. 18, n. 33, p. 7-18, jul./dez. 2016.

MACHT, Siegfried (ed.). Kirchen – Musik – Pädagogik: Vorträge und Paxisbausteine. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht; V&R Unipress, 2005.

MADEIRA, Ana Ester Correia et al. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2021. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2021. p. 1-19.

PASSOS, João Décio; SANCHEZ, Wagner Lopes (org.). Dicionário do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2015. p. 651-658.

PEDROLLO, Silani et al. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 21., 2021. Anais [...]. Londrina: ABEM, 2021. p. 1-16.

PETRAZZINI, Maria Luiza. Formação litúrgica. In: SARTORE, Domenico; TRIACCA, Achille M. (org.). Dicionário de liturgia. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2004. p. 480-495.

RICHTER, Christoph. Spuren des Pädagogischen in der künstlerischen Tätigkeit. Spuren des Künstlerischen in der pädagogischen Aufgabe. In: MACHT, Siegfried (ed.). Kirchen – Musik – Pädagogik: Vorträge und Paxisbausteine. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht Unipress, 2005. p. 47-52.

RÖPKE, Camila Betina; MONTI, Ednardo Monteiro G. do. (Auto)biografia e educação musical: produções em teses e dissertações em Educação, História e Música entre os anos de 2015 e 2019. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 17, p. 207-223, jan./abr. 2021.

SALIERS, Don E. Liturgical Musical Formation. In: LEAVER, Robin A.; ZIMMERMAN, Joyce Ann (ed.). Liturgy and music: lifetime learning. Collegeville: Liturgical Press, 1998. p. 384-394.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. As religiões como agentes da socialização. Cadernos SERU, s. 2, v. 19, n. 2, p. 15-25, dez. 2008.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Socialização e Cultura: ensaios teóricos. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2012.

SOUZA, Carmem Zeli Vargas Gil de. No tecer da vida, a juventude; no tecer da juventude, a vida: práticas educativas de jovens de Santo Antônio da Patrulha, em grupos de música e religião. Rio Grande do Sul, 2003. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

SOUZA, Jusamara (org.). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.

SOUZA, Jusamara. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 91-111. jul./set. 2014.

SOUZA, Jusamara. Pensar a educação musical como ciência: a participação da Abem na construção da área. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, 25-30, mar. 2007.

SOUZA, Jusamara; LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Reconstruindo trajetórias de religiosos católicos e suas inserções no campo da música: biografia e formação musical. In: Congresso Brasileiro De Sociologia, 20. 2021. Anais [...]. Belém: UFPA, 2021.

TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Entrelaçamentos de lembranças musicais e religiosidade: “quando soube que cantar era rezar duas vezes...”. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 63-68, set. 2004.

ZANANDREA, Rene Antonio. O canto e a música no contexto ritual da liturgia na igreja católica: desafios para a formação de agentes na diocese de Vacaria/RS. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação Teologia Prática, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2009.

Fontes orais

CARDOSO, Custódia Maria (Irmã Custódia Maria Cardoso). Entrevista – parte 1 – concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. São Paulo, 14 nov. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 58min.

CARDOSO, Custódia Maria (Irmã Custódia Maria Cardoso). Entrevista – parte 2 – concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. São Paulo, 15 nov. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 64min.

KOLLING, Míria Therezinha (Irmã Míria Therezinha Kolling). Entrevista 1 concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. Porto Alegre, 23 abril. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 74min.

KOLLING, Míria Therezinha (Irmã Míria Therezinha Kolling). Entrevista 2 concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. São Paulo, 12 nov. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 57min.

PEREIRA, Ney Brasil (Padre Ney Brasil Pereira). Entrevista concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. Porto Alegre, 29 jul. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 51 min.

WEBER, José Henrique (Padre José Henrique Weber). Entrevista 1 concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. Porto Alegre, 18 jun. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 93min.

WEBER, José Henrique (Padre José Henrique Weber). Entrevista 2 concedida a Michelle Arype Girardi Lorenzetti. São Paulo, 11 nov. 2016. Registro em áudio, vídeo e em texto transcrito. 103min.

Published

2022-06-29

How to Cite

SOUZA, Jusamara Vieira; LORENZETTI, Michelle Arype Girardi. Biography and music education: a study on the formative paths of four brazilian religious. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0107, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21771. Acesso em: 25 nov. 2024.