Pernambuco "feminina", mulher fêmea, sim! The woman in the Alto do Moura mazurka: cultures, experiences and music

Authors

  • Marília Paula dos Santos A última foi a Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0004

Keywords:

Alto do Moura, Mazurka, Woman, Music

Abstract

The subordination of women is a universal, ancient phenomenon and is the first form of oppression of humanity (Ana COSTA; Cecília SARDENBERG, 2008). Studies that address the relationship between women and music, or music and gender, still need to emerge more, although there has been a growing trend in the field in recent years. This paper aims to present the presence of women (as creators, performers,muses,mestras)in MazurcaPéQuente do Alto do Moura, pointing to the importance of the contexts in which music is inserted, as well as of works that talk about women in the musical field. Interviews, observations and informal conversations were carried out with the members of the mazurka. Most of the data was collected for the “Inventário do Ofício dos Artesãos e Artesãs do Barro do Alto do Moura – Caruaru-PE”.

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Author Biography

Marília Paula dos Santos, A última foi a Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Marília Santos é mestra em Música/Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – com láurea acadêmica – e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Iniciou suas atividades musicais em uma ONG, em São Caitano (“da raposa”), agreste de Pernambuco. Na UFPE atuou na pesquisa sob orientação da professora Dr.ª Cristiane Galdino, sendo premiada. No mestrado, sob a orientação do professor Dr. Carlos Sandroni, desenvolveu uma pesquisa sobre os “Ecos Armoriais” na música. Integrou a equipe multidisciplinar de pesquisa do “Inventário do Ofício dos Artesãos e Artesãs do Barro do Alto do Moura – Caruaru-PE”, exercendo a função de pesquisadora/etnomusicóloga, sendo responsável por registrar expressões como mazurca, pífano, reisado, sanfona, poetas/isas, cantadores, bacamarte, emboladores, repentistas, compositores/as. Desenvolve trabalhos sobre gêneros/corpos/mulheres/feminismos, na pesquisa, em oficinas, em poesias. Também escreve poesias que dialogam com uma natureza nordestina. Durante a graduação em Música foi monitora, sob orientação do professor Dierson Torres, de Fundamentos da Construção Musical. Na mesma instituição teve aulas de composição com o professor Dr. Paulo Lima. Na performance atuou como clarinetista na Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música, no grupo Bellas Marias, na Camerata da UFPE e em alguns grupos de câmara. Como corista chegou a participar da “Grande Missa Nordestina”, de Clóvis Pereira, da Nona Sinfonia, de Beethoven, junto com a Orquestra Sinfônica do Recife, e da estreia mundial de “Um Requiem Nordestino”, de Dierson Torres. Atuou como regente no Coro da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, sendo cocriadora do mesmo. Atualmente é estudante de violoncelo.

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Published

2020-12-14

How to Cite

DOS SANTOS, Marília Paula. Pernambuco "feminina", mulher fêmea, sim! The woman in the Alto do Moura mazurka: cultures, experiences and music. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17188. Acesso em: 25 nov. 2024.