Apontamentos para uma teoria da forma em música popular
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0105Palavras-chave:
forma na música popular brasileira, período e sentença, macro e microforma, segmentação, similaridade e contrasteResumo
Este artigo integra uma pesquisa abrangente sobre a estrutura da Música Popular Brasileira (MPB), focando em aspectos da forma. O estudo, que pretende essencialmente estabelecer uma base sólida para uma teoria sobre forma em música popular, é motivado pela escassa literatura específica sobre o assunto e toma como principais referenciais para suas formulações conceitos e pressupostos derivados da assim chamada Neue Formenlehre. Iniciando com um grupo de definições básicas (forma nominal, camadas e níveis estruturas, relações S/C e fatores de segmentação), o estudo propõe tipologias referentes às ideias de macro e microformas, concentrando-se especialmente neste último aspecto, ao qual se associa a dualidade conceitual período e sentença (SCHOENBERG, 1967; CAPLIN, 1998). Como ponto central de discussão, propomos uma perspectiva mais flexível para ambos os conceitos, a partir da observação da prática musical no contexto da MPB. A construção de um modelo analítico voltado para as formulações propostas e sua aplicação em quatro estudos de caso são contemplados nas seções finais do artigo.
Downloads
Referências
ALMADA, Carlos. Função, expectativa e contexto na harmonia em música popular. Musica Theorica, v. 9, n. 1, 2024, pp. 38-70.
ALMADA, Carlos. A melodia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2023a.
ALMADA, Carlos. Musical Variation: Toward a Transformational Perspective. Cham: Springer Verlag, 2023b.
ALMADA, Carlos. A harmonia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.
ALMADA, Carlos. A estrutura do choro. Rio de Janeiro: Da Fonseca, 2006.
BROWER, Candace. "A Cognitive Theory of Musical Meaning". Journal of Music Theory, v. 44, n. 2, 2000, pp. 323-379.
CAPLIN, William. Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 1998.
COVACH, John. Form in Rock Music: A Primer. In: STEIN, Deborah (ed.) Engaging Music: Essays in Musical Analysis, pp. 65–76. New York: Oxford University Press, 2005.
EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: From Blue Suede Shoes to Suite: Judy Blue Eyes. New York: Oxford University Press, 2009.
JACKENDOFF, Jay. Musical Parsing and Musical Affect. Music Perception, v. 9, n. 2, 1991, pp. 199-229.
LARSON, Steve. Musical Forces: Motion, Metaphor, and Meaning in Music. Bloomington: Indiana University Press, 2012.
LERDAHL, Fred; JACKENDOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: The MIT Press, 1983.
MOREIRA, Gabriel; NAVIA, Gabriel. Período, sentença ou híbridos? Aplicações da teoria das funções formais no estudo da forma do choro. Musica Theorica, v. 4, n. 2, 2019, pp. 159-181.
MOSS, Fabian; FERNANDES, Willian; ROHRMEIER, Martin. Harmony and form in Brazilian Choro: A Corpus-driven Approach to Musical Style Analysis. Journal of New Music Research, v. 49, n. 5, 2020, pp. 416–437.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. London: Faber & Faber, 1967.
SÈVE, Mário. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de ocorrência. São Paulo: Vitale, 2021.
SNYDER, Bob. Memory and Music. Boston: MIT Press, 2001.
TYMOCZKO, Dmitri. Tonality: An Owner's Manual. Oxford: Oxford University Press, 2023.
ZBIKOWSKI, Lawrence. Conceptual Models and Cross-Domain Mapping: New Perspectives on Theories of Music and Hierarchy. Journal of Music Theory, v. 41, n. 2, 1997, pp. 11–43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos De Lemos Almada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.