Apontamentos para uma teoria da forma em música popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0105

Palavras-chave:

forma na música popular brasileira, período e sentença, macro e microforma, segmentação, similaridade e contraste

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa abrangente sobre a estrutura da Música Popular Brasileira (MPB), focando em aspectos da forma. O estudo, que pretende essencialmente estabelecer uma base sólida para uma teoria sobre forma em música popular, é motivado pela escassa literatura específica sobre o assunto e toma como principais referenciais para suas formulações conceitos e pressupostos derivados da assim chamada Neue Formenlehre. Iniciando com um grupo de definições básicas (forma nominal, camadas e níveis estruturas, relações S/C e fatores de segmentação), o estudo propõe tipologias referentes às ideias de macro e microformas, concentrando-se especialmente neste último aspecto, ao qual se associa a dualidade conceitual período e sentença (SCHOENBERG, 1967; CAPLIN, 1998). Como ponto central de discussão, propomos uma perspectiva mais flexível para ambos os conceitos, a partir da observação da prática musical no contexto da MPB. A construção de um modelo analítico voltado para as formulações propostas e sua aplicação em quatro estudos de caso são contemplados nas seções finais do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos de Lemos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Almada é compositor e professor associado da Escola de Música da UFRJ. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais e internacionais e com artigos publicados em vários periódicos científicos, tendo seus principais interesses de pesquisa focados em variação musical e estudos sistemáticos em música popular. Autor dos livros Arranjo (2001), A estrutura do choro (2006), Harmonia funcional (2009), Contraponto em música popular (2013), Nas Fronteiras da Tonalidade (2016), A harmonia de Jobim (2022), A melodia de Jobim (2023) e Musical Variation: Toward a Transformational Perspective (2023). É membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, líder do grupo de pesquisa MusMat e coordenador (juntamente com Hugo Carvalho) do Projeto MPB (www.projetompb.com.br). É detentor de Bolsa de Produtividade PQ-2 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para projeto de pesquisa ao qual este artigo é vinculado.

Referências

ALMADA, Carlos. Função, expectativa e contexto na harmonia em música popular. Musica Theorica, v. 9, n. 1, 2024, pp. 38-70.

ALMADA, Carlos. A melodia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2023a.

ALMADA, Carlos. Musical Variation: Toward a Transformational Perspective. Cham: Springer Verlag, 2023b.

ALMADA, Carlos. A harmonia de Jobim. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

ALMADA, Carlos. A estrutura do choro. Rio de Janeiro: Da Fonseca, 2006.

BROWER, Candace. "A Cognitive Theory of Musical Meaning". Journal of Music Theory, v. 44, n. 2, 2000, pp. 323-379.

CAPLIN, William. Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven. Oxford: Oxford University Press, 1998.

COVACH, John. Form in Rock Music: A Primer. In: STEIN, Deborah (ed.) Engaging Music: Essays in Musical Analysis, pp. 65–76. New York: Oxford University Press, 2005.

EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: From Blue Suede Shoes to Suite: Judy Blue Eyes. New York: Oxford University Press, 2009.

JACKENDOFF, Jay. Musical Parsing and Musical Affect. Music Perception, v. 9, n. 2, 1991, pp. 199-229.

LARSON, Steve. Musical Forces: Motion, Metaphor, and Meaning in Music. Bloomington: Indiana University Press, 2012.

LERDAHL, Fred; JACKENDOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: The MIT Press, 1983.

MOREIRA, Gabriel; NAVIA, Gabriel. Período, sentença ou híbridos? Aplicações da teoria das funções formais no estudo da forma do choro. Musica Theorica, v. 4, n. 2, 2019, pp. 159-181.

MOSS, Fabian; FERNANDES, Willian; ROHRMEIER, Martin. Harmony and form in Brazilian Choro: A Corpus-driven Approach to Musical Style Analysis. Journal of New Music Research, v. 49, n. 5, 2020, pp. 416–437.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. London: Faber & Faber, 1967.

SÈVE, Mário. Fraseado do choro: uma análise de estilo por padrões de ocorrência. São Paulo: Vitale, 2021.

SNYDER, Bob. Memory and Music. Boston: MIT Press, 2001.

TYMOCZKO, Dmitri. Tonality: An Owner's Manual. Oxford: Oxford University Press, 2023.

ZBIKOWSKI, Lawrence. Conceptual Models and Cross-Domain Mapping: New Perspectives on Theories of Music and Hierarchy. Journal of Music Theory, v. 41, n. 2, 1997, pp. 11–43.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

ALMADA, Carlos de Lemos. Apontamentos para uma teoria da forma em música popular. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25849. Acesso em: 20 out. 2024.