Apontamentos para uma teoria da forma em música popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0105

Palavras-chave:

forma na música popular brasileira, período e sentença, macro e microforma, segmentação, similaridade e contraste

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa abrangente sobre a estrutura da Música Popular Brasileira (MPB), focando em aspectos da forma. O estudo, que pretende essencialmente estabelecer uma base sólida para uma teoria sobre forma em música popular, é motivado pela escassa literatura específica sobre o assunto e toma como principais referenciais para suas formulações conceitos e pressupostos derivados da assim chamada Neue Formenlehre. Iniciando com um grupo de definições básicas (forma nominal, camadas e níveis estruturas, relações S/C e fatores de segmentação), o estudo propõe tipologias referentes às ideias de macro e microformas, concentrando-se especialmente neste último aspecto, ao qual se associa a dualidade conceitual período e sentença (SCHOENBERG, 1967; CAPLIN, 1998). Como ponto central de discussão, propomos uma perspectiva mais flexível para ambos os conceitos, a partir da observação da prática musical no contexto da MPB. A construção de um modelo analítico voltado para as formulações propostas e sua aplicação em quatro estudos de caso são contemplados nas seções finais do artigo.

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Biografia do Autor

Carlos de Lemos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Almada é compositor e professor associado da Escola de Música da UFRJ. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais e internacionais e com artigos publicados em vários periódicos científicos, tendo seus principais interesses de pesquisa focados em variação musical e estudos sistemáticos em música popular. Autor dos livros Arranjo (2001), A estrutura do choro (2006), Harmonia funcional (2009), Contraponto em música popular (2013), Nas Fronteiras da Tonalidade (2016), A harmonia de Jobim (2022), A melodia de Jobim (2023) e Musical Variation: Toward a Transformational Perspective (2023). É membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, líder do grupo de pesquisa MusMat e coordenador (juntamente com Hugo Carvalho) do Projeto MPB (www.projetompb.com.br). É detentor de Bolsa de Produtividade PQ-2 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para projeto de pesquisa ao qual este artigo é vinculado.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

ALMADA, Carlos de Lemos. Apontamentos para uma teoria da forma em música popular. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0105. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25849. Acesso em: 20 nov. 2024.