lei Paulo Gustavo: assimetrias entre trabalho e formação do músico nas políticas públicas de cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0103

Palavras-chave:

política cultural, formação do músico, trabalho

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre a Lei Paulo Gustavo, implementada no ano de 2023 no Brasil, peça considerada fundamental na retomada do Ministério da Cultura. A partir de uma observação crítica do texto principal do edital e de seus anexos aplicados nos estados que receberam o maior volume de recurso no país, buscou-se entender que papel a formação do músico tem na consolidação do profissional de música e na garantia de acesso ao fomento na área. Dialogando a análise com a perspectiva de autores de políticas culturais, como Albino Rubim, José Carlos Durand, Nestor Garcia Canclini e Philippe Urfalino, da formação musical, como Marcus Pereira, Carlos Sandroni, Luis Ricardo Silva Queiroz, Luan Sodré de Souza, e da sociologia das profissões, como Eliot Freidson, entre outros, a pesquisa mostra uma distância desproporcional entre políticas públicas de ensino e fomento, problematizando o papel da formação na constituição do profissional da música.

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Biografia do Autor

Bruno Pedrosa Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia, com Pós-Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também obteve título de Mestre em Comunicação. Escreveu para as revistas Rolling Stone Brasil, Billboard Brasil e Continente. Na área de Produção Cultural, atuou no Festival Abril Pro Rock entre 2008 e 2013, além do festival Rec-Beat e Continuum. Em curadoria, prestou serviço para o Governo Federal, Governo dos Estados de Pernambuco, Bahia e Ceará; Banco do Nordeste e Petrobras. Sua principal área de pesquisa é sobre os arranjos produtivos da música popular contemporânea, especificamente nas políticas públicas de cultura.

Ana Carolina Nunes de Couto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFPE (2017), Mestre em Música (2008) e especialista em Educação Musical (2004) pela Escola de Música da UFMG. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atua como pesquisadora e professora de ensino superior junto ao Departamento de Música do Centro de Comunicação e Artes da UFPE. Em 2019 passou a integrar o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, lecionando disciplina sobre Música Popular e Aprendizagem, e orientando trabalhos na linha de pesquisa Música, Educação e Sociedade. Também integra e divide a liderança do grupo de pesquisa "Sociedade e Práticas Musicais" com o professor Dr. Josimar Jorge Ventura de Morais.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

NOGUEIRA, Bruno Pedrosa; COUTO, Ana Carolina Nunes de. lei Paulo Gustavo: assimetrias entre trabalho e formação do músico nas políticas públicas de cultura. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0103, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25245. Acesso em: 29 dez. 2024.