Transversalidades entre a composicionalidade e a comprovisação a partir da criação musical do ciclo de peças afrossurrealistas Abaeté

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0101

Palavras-chave:

comprovisação, composicionalidade, música experimental, estratégias compositivas, música contemporânea

Resumo

O presente artigo tenciona mostrar uma investigação (de um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento) sobre o quanto a composicionalidade (a partir de Paulo Costa Lima) poder-se-ia conectar com a comprovisação, a partir da experiência de criação musical para o ciclo de peças Abaeté, que é um projeto que intenta explorar musicalmente o quanto a região mencionada pelo título deste trabalho conceitual transformou-se em sua ecologia, passando por uma violência em seu crescimento urbano. O grupo Afluentes Ensemble foi montado no intuito de trazer uma concepção artística de invenção de mundo que é reflexo das temáticas do ciclo de peças e de sua “comprovisação afrossurrealista” em sua proposta estética. As teorias da comprovisação escolhidas, especialmente, em sua descrição abrangente de práticas musicais abertas (conforme identificado por Arthur Faraco) foram as de Bhagwati e Fujak para um diálogo de ideias e uma convergência transversal com a composicionalidade de Lima em cada um de seus vetores para uma síntese de como se realizaria a percepção de uma comprovisacionalidade (comprovisação e composicionalidade). A partir de trechos selecionados das peças já compostas para o ciclo Abaeté, trazendo o afrossurrealismo como um objetivo estético a ser alcançado com o resultado das comprovisações, assim como também a plena definição da comprovisacionalidade a partir do estudo sobre o ciclo de peças Abaeté seguirá sendo investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Cristian Vilela Pereira, Universidade Federal da Bahia

É músico, compositor, professor de línguas e tradutor. Possui graduações em Letras Vernáculas Com Língua Estrangeira (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Bacharelado em Composição pela mesma instituição (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, também com foco na literatura; na Música, lida com os campos da Composição Contemporânea, com música experimental, arranjos e trilha sonora cinematográfica. Interessa-se pelos campos das artes experimentais (cinema e música) e possui extenso catálogo fonográfico, tanto em trabalhos solo, quanto colaborativos. Site oficial: georgechristianmusic.wix.com/site

Referências

BAILEY, Derek. Improvisation – Its Nature and Practice in Music. Boston (Massachussetts): Da Capo Press, 1992.

BHAGWATI, Sandeep et al. Sound and Score: Essays on Sound Score. Edição por Paulo de Assis, William Brooks, Kathleen Coessens. Leuven: Leuven University Press, 2013.

COSTA, Rogério. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016.

DUDAS, Richard. Comprovisation, The Various Facets of Composed Improvisation within Performance Systems, in: Leonardo Music Journal, vol. 20, 2010.

FARACO, Arthur. Comprovisação, Entre a Composição e a Improvisação na Emergência de Práticas Musicais Contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2020.

FUJAK, Julius. Various Comprovisations. Helsinki: Semiotic Society of Finland, 2015.

HANNAN, Michael. Interrogating Comprovisation as Practice-led Research, in: Speculation and Innovation: applying practice led research in the Creative Industries. Melbourne: Southern Cross University, 2006.

LEWIS, George E. Improvised music after 1950: Afrological and eurological perspectives. In: Black Music Research Journal. Illinois: University of Illinois Press, v. 16, n. 1, pp. 91–122, 1996.

LIMA, Paulo Costa. Teoria e práticas do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012.

LIMA, Paulo Costa. ‘Composicionalidade’ e trabalho cultural no movimento de composição da Bahia, in: A Experiência Musical: Perspectivas Teóricas. Série Congressos da TeMA, III. Salvador: Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

PEREIRA, George Cristian Vilela. Transversalidades entre a composicionalidade e a comprovisação a partir da criação musical do ciclo de peças afrossurrealistas Abaeté. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0101, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25023. Acesso em: 20 nov. 2024.