Caminhos pedagógicos de uma disciplina de educação especial e inclusiva de um curso de licenciatura em música
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0106Palavras-chave:
educação inclusiva, educação especial, formação de professores, licenciatura em música, pessoas com deficiênciaResumo
Ainda que não se configure como uma obrigatoriedade do ponto de vista legal, o ensino inclusivo na formação de professores é uma demanda que origina-se do campo de trabalho do licenciado em música, posto que, em algum momento da sua trajetória docente, irá trabalhar com pessoas com deficiência, seja no ensino inclusivo ou até mesmo na educação especial. Compreende-se, portanto, a necessidade de que a educação especial e inclusiva seja contemplada no período da formação do licenciado em música, com a finalidade de preparar o estudante para essas situações de ensino e aprendizagem. O objetivo deste relato de experiência é o de compartilhar o processo pedagógico de uma disciplina optativa de educação especial e inclusiva no contexto de um curso de licenciatura em música de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Por meio de registros realizados a partir de princípios e instrumentos da investigação etnográfica, expõem-se as situações de ensino aprendizagem que foram organizadas a partir dos princípios metodológicos freireanos, assim como as reflexões e os resultados. Dessa forma, ressalta-se a necessidade deste conteúdo fazer parte da formação do professor de música na graduação, e apresenta-se uma possibilidade de estruturação da proposta pedagógica da disciplina.
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