Pretexto, contexto, hipertexto, mais texto: a disciplina de Libras nas licenciaturas de música a partir dos seus textos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0105Palavras-chave:
educação musical especial, formação docente, surdez, disciplina de LibrasResumo
Este artigo tem por objetivo repensar a formação do futuro docente e sua atuação nas salas de aulas com estudantes surdos. A Libras é uma exigência nas licenciaturas porque se compreende que o estabelecimento de uma comunicação funcional com pessoas surdas é determinante para o processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual os profissionais da educação devem ser, assim, instrumentalizados com a língua. Para tanto, essa pesquisa se apresenta por meio de uma análise documental, com abordagem qualitativa, realizando um recorte voltado para o exame das bibliografias básicas, definição da disciplina nas ementas e carga horária da disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras. Além disso, atentamo-nos também para os objetivos disponibilizados em seus Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs), apresentados na disciplina de Libras dos cursos de Licenciatura em Música das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil, de modo a oferecer possíveis contribuições a fim de potencializar a prática educacional do futuro professor de música.
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