Adequações do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais e Instrumentos Adicionais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0101Palavras-chave:
educação musical, educação especial, identificação, talentoResumo
Objetivou-se analisar a qualidade dos itens e dimensões do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM) e alinhar seus instrumentos adicionais. Participaram 433 estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras e três juízes. Trata-se de uma pesquisa experimental pautada nos métodos psicométricos e psicofísicos. Empreendeu-se análise estatística descritiva, binomial, fatorial exploratória, correlação (item/dimensão e entre juízes). Os resultados indicaram médias diferentes entre as redes de ensino. A análise binomial foi p=0,000 e há correlação significativa entre as dimensões e itens no nível 0,01 no Tau de Kendell. O PSHM se organiza em um fator, na rede privada, e dois fatores na pública. A correlação entre as versões, virtual e impressa atingiram nível de significância 0,01 e p<0,05 no teste de Wilcoxon. A correlação entre a análise dos juízes foi significativa no nível 0,01 e 0,05. Concluiu-se, que o PSHM mensurou adequadamente as aptidões musicais e seus instrumentos adicionais foram delineados.
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