A motivação de crianças e de adolescentes para o aprendizado musical: uma revisão sistemática de literatura sobre as teorias da autodeterminação e da expectativa-valor
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0207Palavras-chave:
motivação em música, estudantes de música, crianças e adolescentes, teoria da autodeterminação, teoria da expectativa-valorResumo
A motivação é o que leva uma pessoa à ação, e o estudo desse tema em música pode auxiliar professores a estabelecerem um ambiente de ensino no qual os seus alunos possam desenvolver plenamente as suas habilidades musicais. O objetivo deste artigo foi buscar, por meio de revisão sistemática de literatura, como ocorre a motivação de crianças e adolescentes para o aprendizado musical segundo as teorias da autodeterminação e da expectativa-valor. Nesta pesquisa, 15 artigos foram selecionados. Os estudos revisados apontaram que a satisfação das necessidades psicológicas básicas, o fortalecimento de motivos intrínsecos e a regulação do comportamento por meio de motivos extrínsecos que proporcionam maior autonomia, assim como as expectativas dos estudantes e a sua percepção do valor da música influenciam a sua motivação para o aprendizado e o seu desempenho.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication Manual of the American Psychological Association. 7 ed. Washington: American Psychological Association, 2020.
ASMUS, Edward P. Motivation in music teaching and learning. The Quarterly, Massachusetts, v. 5, n. 4, p. 5-32, outono 1994. Disponível em: http://wwwusr.rider.edu/~vrme/v16n1/volume5/visions/winter2.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
COGDILL, Susan H. Applying research in motivation and learning to music education: what the experts say. Update: applications of research in music education, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 49-57, set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/8755123314547909. Acesso em: 22 maio 2023.
COMEAU, Gilles; HUTA, Veronika; LIU, YiFei. Work ethic, motivation, and parental influences in chinese and north american children learning to play the piano. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 181-194, maio 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0255761413516062. Acesso em: 22 maio 2023.
ECCLES, J. S. et al. Expectancies, values, and academic behaviours. In: SPENCE, Janet T. (ed.). Achievement and Achievement Motives. San Francisco: W. H. Free, 1983. p. 79-146.
EVANS, Paul; LIU, Mark Y. Psychological needs and motivational outcomes in a high school orchestra program. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 67, n.1, p. 83-105, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0022429418812769. Acesso em: 22 maio 2023.
EVANS, Paul; MCPHERSON, Gary E.; DAVIDSON, Jane W. The role of psychological needs in ceasing music and music learning activities. Psychology of Music, [s. l.], v. 41, n. 5, p. 600-619, set. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0305735612441736. Acesso em: 22 maio 2023.
FREER, Elisabeth.; EVANS, Paul. Psychological needs satisfaction and value in students’ intentions to study music in high school. Psychology of Music, [s. l.], v. 46, n. 6, p. 881-895, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0305735617731613. Acesso em: 22 maio 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1. p57-73. Acesso em: 22 maio 2023.
GHAZALI, Ghaziah Mohd; MCPHERSON, Gary E. Malaysian children’s attitudes towards learning music. Music Education Research, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 193-219, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14613800902924474. Acesso em: 22 maio 2023.
HALLAM, Susan. Motivation to learn. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael H. (ed.). The Oxford Handbook of Music Psychology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2016. p. 479-492. Disponível em: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199298457.013.0027. Acesso em: 22 maio 2023.
HALLAM, Susan. Musical motivation: towards a model synthesising the research. Music Education Research, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 225-244, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1461380022000011939. Acesso em: 22 maio 2023.
KINGSFORD-SMITH, Andrew; EVANS, Paul. A longitudinal study of psychological needs satisfaction, value, achievement, and elective music intentions. Psychology of Music, [s. l.], v. 49, n. 3, p. 382-398, maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0305735619868285. Acesso em: 22 maio 2023.
LEE, Calvin KC.; LEUNG, Bo-Wah. Factors in the motivations of studio-based musical instrument learners in Hong Kong: an in-depth interview study. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 38, n. 3, p. 400-414, ago. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1177/0255761420926663. Acesso em: 22 maio 2023.
LEÓN, Jaime; NÚÑEZ, Juan Luis; RUIZ-ALFONSO, Zuleica; BORDÓN, Beatriz. Music academic performance: effect of intrinsic motivation and critical thinking. Revista de Psicodidáctica, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 377-391, jun. 2015. Disponível em: http://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.12673. Acesso em: 22 maio 2023.
LEUNG, Bo Wah; MCPHERSON, Gary E. Case studies of factors affecting the motivation of musical high achievers to learn music in Hong Kong. Music Education Research, [s.l.], v. 13, p. 69-91, mar. 2011. Disponível em: http://doi.org/10.1080/14613808.2011.553278. Acesso em: 22 maio 2023.
MCCORMICK, John; MCPHERSON, Gary E. Expectancy-value motivation in the context of a music performance examination. Musicae Scientiae, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 37-52, 2007. Disponível em: http://doi.org/10.1177/10298649070110S203. Acesso em: 22 maio 2023.
MCPHERSON, Gary E. Commitment and practice: key ingredients for achievement during the early stages of learning a musical instrument. Bulletin of the Council for Research in Music Education, [s. l.], n. 147, p. 122-127, inverno 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40319399. Acesso em: 22 maio 2023.
MCPHERSON, Gary E; OSBORNE, Margaret S.; BARRETT, Margaret S.; DAVIDSON, Jane W.; FAULKNER, Robert. Motivation to study music in Australian schools: the impact of music learning, gender, and socio-economic status. Research Studies in Music Education, [s. l.], v. 37, n. 2, p. 141-160, dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103X15600914. Acesso em: 22 maio 2023.
OLIVEIRA, António et al. Disentangling motivation within instrumental music learning: a systematic review. Music Education Research, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 105-122, jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14613808.2020.1866517. Acesso em: 22 maio 2023.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, New York, v. 25, n. 1, p. 54-67, jan. 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/sdfe/reader/pii/S0361476X99910202/pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. 1. ed. New York: The Gilford Press, 2017.
SCHATT, Matthew D. Middle school band students’ self-determination to practice. Psychology of Music, [s. l.], v. 46, n. 2, p. 208-221, mar. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0305735617705008. Acesso em: 22 maio 2023.
SIN, Hui Xing; TAN, Leonard; MCPHERSON, Gary E. A PRISMA review of expectancy-value theory in music contexts. Psychology of Music, [s. l.], v. 50, n. 3, p. 976-992, maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/03057356211024344. Acesso em: 22 maio 2023.
TAN, Leonard; SIN, Hui Xing. Flow research in music contexts: a systematic literature review. Musicae Scientiae, [s. l.], v. 25, n. 4, p. 399-428, dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1029864919877564. Acesso em: 22 maio 2023.
TOSSAVAINEN, Timo; JUVONEN, Aantti. Finnish primary and secondary school students’ interest in music and mathematics relating to enjoyment of the subject and perception of the importance and usefulness of the subject. Research Studies in Music Education, [s. l.], v. 37, n. 1, p. 107-121, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103X15589259. Acesso em: 22 maio 2023.
VENTER, Lauren; PANEBIANCO, Clorinda. High school learners’ perceptions of value as motivation to choose music as an elective in Gauteng, South Africa. International Journal of Music Education, [s. l.], v. 40, n. 2, p. 244-259, maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02557614211043161. Acesso em: 22 maio 2023.
WEST, Chad. Motivating Music Students: a review of the literature. Update: Applications of Research in Music Education, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 11-19, maio 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/8755123312473611. Acesso em: 22 maio 2023.
WIGFIELD, Allan; ECCLES, Jacquelynne S. Expectancy–value theory of achievement motivation. Contemporary Educational Psychology, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 68-81, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1015. Acesso em: 22 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Priscila Kogiaridis Ewald, Caroline Caregnato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.