Potencialidades do ser humano e do fazer musical criativo: reflexões a partir do deslocamento da ênfase do saber para o pensar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021107Palavras-chave:
Educação musical, Práticas criativas, Musicalidade comunicativa, Boris Porena, John PaynterResumo
Pertencente ao campo da educação musical, este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão teórica a respeito de práticas criativas e toma como fundamento a concepção de deslocamento da ênfase do “saber para o pensar”, proposta por Boris Porena. O texto está dividido em três partes. A primeira considera estudos realizados com bebês para tratar da “musicalidade comunicativa”. A segunda aborda o pensamento de Porena, de maneira a explicitar os significados da proposição “do saber para o pensar” e a relação que este pensamento tem com as propostas práticas do autor. Por fim, discute-se, sob a ótica da problemática tratada, alguns aspectos do pensamento de John Paynter. Conclui-se que essas abordagens, apesar de diversas, convergem para um ponto em comum: o deslocamento da ênfase do “saber para o pensar” por meio das práticas criativas, de modo a considerar as potencialidades musicais do ser humano e seus modos de ser e estar no mundo.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Aline; PARIZZI, Betânia. “Parentalidade intuitiva” e “Musicalidade comunicativa”: conceitos fundantes da educação musical no primeiro ano de vida. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 25, p. 89-97, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/ article/view/193. Acesso em: 7 mar. 2019.
FONSECA, João Gabriel Marques; PARIZZI, Maria Betânia. A música e o nascimento do simbólico no bebê. In: RODRIGUES, Helena; RODRIGUES, Paulo Jorge Ferreira; SILVA, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da. Ecos de Opus Tutti: arte para a infância e desenvolvimento social e humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016. 2 CD-ROM. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/96933. Acesso em: 17 out. 2020.
GORDON, Edwin E. Quick and Easy Introductions. Chicago: GIA Publications, Inc., 2013.
MALLOCH, Stephen N. Mother and infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issue, p. 29-57, 1999-2000. Disponível em: https://journals.sagepub. com/doi/abs/10.1177/10298649000030s104. Acesso em: 1 set. 2020.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn (ed.). Communicative musicality: exploring the basis of human companionship. New York: Oxford University Press, 2009.
MALLOCH, Stephen; TREVARTHEN, Colwyn. The Human Nature of Music. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-21, out. 2018. Disponível em: https://www. frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01680/full. Acesso em: 5 out. 2020.
MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008.
PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.
PARLATO-OLIVEIRA, Erika. Saberes do bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2019.
PARNCUTT, Richard. Prenatal development and the phylogeny and ontegeny of musical behavior. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. The Oxford Handbook of Music Psychology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2016.
PAYNTER, John. Hear and now: an introduction of modern music in schools. London: Universal Edition, 1972.
PAYNTER, John. Sound and structure. London: Cambridge University Press, 1992.
PAYNTER, John. The role of creativity in the school music curriculum, 1977. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008a.
PAYNTER, John. The pursuit of reality in music education, 1981/2007. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008b.
PAYNTER, John. Keeping music musical: a British perspective, 1994. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008c.
PAYNTER, John. Music in the school curriculum: why bother?, 2002. In: MILLS, Janet; PAYNTER, John (ed.). Thinking and making: selections from the writings of John Paynter on music in education. England: Oxford University Press, 2008d.
PAYNTER, John; ASTON, Peter. Sound and silence: classroom projects in creative music. London: Cambridge University Press, 1970.
PORENA, Boris. KinderMusik. Milano: Suvini, 1973.
PORENA, Boris. Dal Sapere al Pensare. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. IIMM. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017a. v. 4, livro 11.
PORENA, Boris. Musica Prima. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017b [1979]. v. 2, livro 6.
PORENA, Boris. Esperienze Musicali di Base. In: PORENA, B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. IIMM, Cantalupo: Itália. 2017c. v. 3, livro 10c.
PORENA, Boris. Musica Riflessa. In: Porena. B. Le Indagini Metaculturale. Famiglia Porena-Bucan. Cantalupo, Itália: IIMM, 2017d [1991]. v. 2, livro 8.
TREHUB, Sandra. Infant Musicality. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. The Oxford Handbook of Music Psychology. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Monique Traverzim, Samuel Campos de Pontes, Tiago Teixeira Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.