O TEMPO, O RITMO E O PENSAMENTO MUSICAL

Autores

  • Carole Gubernikoff Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Maya Suemi Lemos Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020025

Resumo

Compositores do início do século XX encontraram meios de transcender a rítmica métrica, em formas de abordar a dimensão temporal da música que reverberam experiências rítmicas anteriores à consolidação da métrica e da harmonia tonal. Percorrendo esses momentos históricos da música, revelam-se maneiras pelas quais se entrelaçam no devir histórico o tempo e o pensamento musical. Exemplos de partituras atestam diferentes esforços de transcender a rítmica e a métrica fraseológica.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Gubernikoff, C., & Lemos, M. S. (2020). O TEMPO, O RITMO E O PENSAMENTO MUSICAL. Orfeu, 5(3). https://doi.org/10.5965/2525530405032020025