Textos, canções e sons no Brasil pós-1964: o Grupo de Teatro Opinião em cena

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020289

Palavras-chave:

Grupo de Teatro Opinião, encenação, sons

Resumo

Este texto aborda a importância histórica do Grupo de Teatro Opinião (1965-1980) e dos seus espetáculos como expressão política de resistência à ditadura militar no Brasil. Na esteira disso, focalizo de que forma a utilização do discurso musical afeta o espectador não só por meio dos parâmetros sonoros, mas igualmente pela sua capacidade de sugerir imagens e de inventar espaços e lugares ao criar figurações cênico-dramáticas. Enfatizo, como características fundamentais desse teatro musicado, a mistura de tradições culturais e a produção/criação artística dos atores/cantores. Daí a pertinência da discussão sobre o contraponto entre as linguagens musicais e plásticas na composição da polifonia intrínseca ao espetáculo teatral.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Textos, canções e sons no Brasil pós-1964: o Grupo de Teatro Opinião em cena. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020289. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17933. Acesso em: 5 nov. 2024.