Lindembergue e o Navio: pelos mares da musicopedagogia

Autores

  • Leonardo de Assis Nunes
  • Helena de Souza Nunes Universidade Federal da Bahia
  • Jaqueline Câmara Leite Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020412

Palavras-chave:

Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), Repertório para Sala de Aula, Possibilidades Musicopedagógicas, Lindembergue Cardoso

Resumo

No campo de estudo do repertório infantil, sob um olhar histórico e teórico musical, o objetivo deste artigo é lançar luz sobre o universo brasileiro, com vistas a enunciar fundamentos pertinentes ao que sejam obras para, por e com crianças. A pesquisa é qualitativa, aplicada e exploratória, e seu procedimento predominante é estudo de caso, incluindo revisão bibliográfica, análise documental textual e análise musical. A peça O Navio Pirata (CARDOSO, 1981), contextualizada e analisada por meio da Ficha de Análise CDG (NUNES, 2012) é, aqui, considerada a mais representativa do assunto investigado, dentre as publicadas na coleção Música Brasileira para Coro Infantil, da Funarte (BRASIL, 1979). Os resultados evidenciaram nela componentes teórico-musicais abertos e indicações expressivas de caráter performático, subjacentes, inspiradoras, transgressoras e passíveis de ampliações por parte dos intérpretes. Conclui-se que peças musicais infantis precisam prever e acolher coautorias caleidoscópicas, por parte das crianças, em suas partituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BARENBOIM, Daniel. A música desperta o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundação Nacional de Arte (Funarte). Edital do I Concurso Nacional de Composição para Coro Infantil. Edital de Chamada (2p.) e Edital de Divulgação dos Resultados (2p.). Rio de Janeiro: INM, 1979.

CARDOSO, Lindembergue. O Navio Pirata. Para coro infantil a três vozes. Rio de Janeiro, Funarte, [1979] 1981. Partitura impressa (11 p.).

CARDOSO, Lindembergue. Educação musical: método. In: NOGUEIRA, Ilza (org.). Marcos Teóricos da Composição Contemporânea na UFBA. [S. l.: s. n.], [1972] 2006. v. II. Disponível em: http://www.mhccufba.ufba.br. Acesso em: 19 fev. 2020.

KRAEMER, Rudolf Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Trad. Jusamara Souza, a partir do texto original, publicado na revista Musikpädagogische Forschung, n. 16, p. 146-172, 1995. Em Pauta, Porto Alegre, v.11, n. 16/17, p. 48-73, abr./nov. 2000.

LEÃO, Raimundo Matos de. Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia. Salvador: Ed. UFBA, 2009.

LEITE, Jaqueline Câmara. Análise de O Navio Pirata. Trabalho de conclusão da disciplina Análise Composicional I, oferecida no curso de doutorado em Educação Musical, da Universidade Federal da Bahia, e ministrada pelo professor Wellington Gomes. Salvador: UFBA, 2016.

LEITE, Jaqueline Câmara. Caminhos do repertório na formação de professores de Música: um estudo sobre o PROLICENMUS. Tese (Doutorado em Educação Musical) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

MANN, Thomas. A montanha mágica. São Paulo: Companhia das Letras, [1924] 2016.

MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre: Globo, 1982.

NOGUEIRA, Ilza. Catálogos Web de Lindembergue Cardoso. Catálogos Web de Compositores Contemporâneos da UFBA. Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, 2009. v. 2.

NOGUEIRA, Ilza. Lindembergue Cardoso: aspectos de uma obra plural. Per Musi, Belo Horizonte, n. 25, p. 7-26, jan./jun. 2012.

NUNES, Helena de Souza. A canção brasileira infantil na perspectiva da Ficha CDG para Análise e Composição de Canções. Revista Brasileira de Estudo da Canção, Natal, v. 1, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2012.

NUNES, Helena de Souza et al. Microcanções CDG: Primeiros Registros. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA Y PANAMERICANA DE LA SOCIEDAD INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN MUSICAL (ISME), 9 e 2., 2013, Santiago. Anais

eletrônicos [...]. Santiago: Faculdade de Artes, Universidade do Chile, 2014. p. 641-649. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/p9icgy21rh2qwmq/Actas%20ISME%20Chile%202013%20final. pdf?n=55569819. Acesso em: 12 mai. 2014.

NUNES, Helena de Souza et al. Recital Musicopedagógico CDG. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 14., 2018, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UCSal, 2018a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/nd2018/regnd/paper/view/2985. Acesso em: 15 nov. 2019.

NUNES, Helena de Souza et al. Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica CDG – Oficina Recital Musicopedagógico CDG: um jeito diferente de compartilhar Música com o público. Partitura de Espetáculo da obra de CARDOSO, O Navio Pirata. Rio de Janeiro: Funarte, 1981 (material didático entregue aos participantes). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 14., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UCSAL, 2018b.

NUNES, Leonardo de Assis. Composição de Microcanções CDG no PROLICENMUS: uma discussão sobre o confronto entre respostas por antecipação e liberdade para criar. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

NUNES, Leonardo de Assis. Para além da composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas. Tese (Doutorado em Educação Musical) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

PAZ, Ermelinda. Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor. Rio de Janeiro: SESC, 2012. v. 2.

REY, Sandra; BRITES-UFRGS, B.; TESSLER, E.; LANCRI, J. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Élida (org.). Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123-140.

ROSA, Lilia de Oliveira. Música Brasileira para Coros Infantis (1960-2003): catálogo on-line com obras a cappella. 2005. 306 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

RUFINO, J. Entre homens e animais: análise semiótica de letras de canções infantis. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, n. 1, p. 111-128, nov. 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Moodle. Repertório Musicopedagógico. Unidades de Estudos de 01 a 30 do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidades Parceiras, vinculado ao Programa Pró-Licenciaturas do MEC (2005), produzidas por Helena de Souza Nunes e Clarissa de Godoy Menezes. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

VETROMILLA, Clayton Daunis. Política cultural nos anos 70: controvérsias e gênese do instituto nacional de música da Funarte. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS, 2., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.

php?ID_S=124&ID_M=2210. Acesso em: 15 nov. 2018.

WÖHL-COELHO, Helena de Souza Nunes. Cante e Dance com a Gente: ein Projekt für die Musikerziehung in Brasilien. Frankfurt: Peter Lang Verlag, 1999.

ZORTEA, Tiago C. Notas sobre repertório comportamental. Oxford: [s. n.], 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

NUNES, Leonardo de Assis; NUNES, Helena de Souza; LEITE, Jaqueline Câmara. Lindembergue e o Navio: pelos mares da musicopedagogia. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020412. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17883. Acesso em: 21 nov. 2024.