“O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária”: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020146

Resumo

A crescente produção de trabalhos acadêmicos, inclusive no Brasil, inspirados na teoria das schematae de Gjerdingen, em paralelo com a discussão no âmbito da teoria das tópicas musicais, a partir das ideias de Ratner, vem estimulando a busca de significados resultantes da interação entre aspectos sintáticos e semânticos da obra musical, especialmente aquela desenvolvida entre os séculos XVIII e XIX. Tais trabalhos, reunidos a partir da junção da musicologia com vários outros campos de estudo, na música ou fora dela, reacendem o debate sobre o uso da Retórica e da Poética como orientação dos projetos composicionais dos autores daquele período. Neste sentido, o presente artigo discute as estratégias criativas de André da Silva Gomes (1752-1844) à luz da sua Arte explicada do Contraponto.

Biografia do Autor

Marcio Leonel Farias Reis Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e da Graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas.

Referências

ALLANBROOK, Wye Jamison. The secular commedia: comic mimesis in late eighteenth century music. Oakland: University of California Press, 2014

ALLANBROOK, Wye Jamison. Rhythmic gesture in Mozart: Le nozze di Figaro and Don Giovanni. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez, e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico ... : autorizado com exemplos dos melhores escritores portuguezes , e latinos; e offerecido a El Rey de Portugal D. Joaõ V. Coimbra, Collegio das Artes da Companhia de Jesu : Lisboa, Officina de Pascoal da Sylva, 1712-1728. 8 v; 2 Suplementos.

BURMEISTER, Joachim. Hypomnematum Musica Poetica. Rostock: Myliander, 1599

BYROS, Vasili. Foundations of tonality as situated cognition, 1730-1830: An enquiry into the culture and cognition of eighteenth-century tonality, with Beethoven's "Eroica" symphony as a case study. Tese de Doutorado, 2009.

BYROS, Vasili. Topics and Harmonic Schemata: A Case from Beethoven. In: MIRKA, Danuta (Ed.) The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford University Press, 2014. p. 381-414.

DUPRAT, Régis. Música na Sé Colonial de São Paulo. São Paulo, Paulus, 1995

DUPRAT et al. Arte explicada do contraponto. São Paulo, Arte & Ciência, 1998

FERNANDES, Cristina. “Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento”, o real seminário da patriarcal: 1713-1834, Lisboa: BNP/INET, 2013

FORKEL, Johann N. Allgemeine Geschichte der Music. Leipzig: Schwickert, 1788-1801

KIRCHER, Athanasius. Musurgia universalis sive ars magna consoni et dissoni. Roma: Ex typographia Haeredum Francisci Corbelletti, 1650

GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford/New York: Oxford University Press, 2007

HEARTZ, Daniel. Music in European Capitals: The Galant Style, 1720-1780. New York/London: Norton, 2003

KISIELEWSKA, Olga Sánchez. Interactions between topics and schemata: the case of the Sacred Romanesca. Theory and Practice, vol.41, p.47-80, 2016

LANDI, Marcio Spártaco. Lições de contraponto segundo a arte explicada de André da Silva Gomes, Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006

MATTHESON, Johann. Das neu-Eroffnete Orchestre. Hamburgo: Benjamin Schillers Witwe, 1713

MATTHESON, Johann. Der Volkommene Capellmeister, Hamburgo: Christian Herold, 1739. Reimpr. Kassel: Baerenreiter, 1954

MEYER, Leonard B. Emotion and Meaning in Music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.

MEYER, Leonard B. Style and Music. theory, history and ideology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989

MIRKA, Danuta (org). The Oxford handbook of topics, Oxford: Oxford University Press, 2014

MIRKA, Danuta; AGAWU, Kofi (Ed.). Communication in Eighteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2008

MONELLE, Raymond. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2006.

PALUMBO, Lidia. Mimesis. Rappresentazione, teatro e mondo nei dialoghi di platone e nella poética do aristotele.. Napoli: Loffredo editore, 2008

RAMEAU, Jean-Phillippe. Traité de l’harmonie reduit a ses príncipes naturels. Paris: Ballard, 1722

RATNER, Leonard G. Music: The Listener’s Art. New York: McGraw-Hill, 1957.

RATNER, Leonard G. Music: The Listener’s Art. 2ª ed. New York: McGraw-Hill, 1966.

RATNER, Leonard G. Classic music: Expression, form, and style. New York: Schirmer, 1980.

ROUSSEAU, Jean Jacques. La nouvelle Heloise, ou Lettres de deux amans [i.e. amants], habitans [i.e. habitants] d'une petite ville au pied des Alpes / recueillies et publiées par J.-J. Rousseau. Neuchatel/Paris, Duchesne: 1764. (Parte primeira)

ROUSSEAU, Jean Jacques. Lettre sur la musique française, Paris: s.n. 1753

RUMPH, Stephen. Mozart and Enlightenment Semiotics. Berkeley: University of California Press, 2012.

SANGUINETTI, Giorgio. The art of partimento: history, theory and practice. Oxford: Oxford University Press, 2012

SILVA, Antonio Moraes. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. Lisboa: Officina de Simao Thadeo Ferreira, 1789.

SULZER, Johann Georg Sulzer. Allgemeine Theorie der Schonen Kunste. Leipzig: Weidmann, 1792-1794, 4 vols. Reimp. Hildesheim: Georg Olms, 1994

TRILHA, Mario Marques. Teoria e prática do baixo contínuo em Portugal (1735-1820). Tese de Doutorado, 2010

VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico dos Musicos Portuguezes. Lisboa: Typ. Mattos, Moreira & Pinheiro, 1900, 2vol.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Páscoa, M. L. F. R. (2020). “O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária”: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844). Orfeu, 5(3). https://doi.org/10.5965/2525530405032020146