Poética do contágio: estudos analíticos como mote para uma conversa entre compositores
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020047Palavras-chave:
Contágio, diálogos e conversas, processo criativo, análise musical, composição musicalResumo
Estudos analíticos (formais ou despretensiosos) tomados como mote para iniciar uma conversa entre compositores, de modo a amplificar uma poética do contágio. Lido a partir de Deleuze e Guattari (1997) e Ferraz (2007), o conceito fornece uma imagem para se pensar os pequenos diálogos que permeiam o processo de criação, com foco na conversa entre compositores: conversa que pode ser diretamente verbal, mas principalmente através de suas obras, quando comumente participa a análise. Na composição de duas peças, o autor se valeu da análise para estabelecer conversas e diálogos. Em Inquietações, o contágio ocorreu por meio de estratégias técnicas e musicais, em diálogo principalmente com duas Sequenzas de Berio. Em Tons de amarelo patético, a composição ocorreu paralelamente à análise de Antiphonas, de Lima, análise que permitiu observar o contágio como modus operandi da peça em si. Pode-se pensar numa poética do contágio que se alastra epidemicamente, através de análises e conversas.
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