Educação musical e novas tecnologias digitais: recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce

Autores

  • Luciane da Costa Cuervo Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019120

Palavras-chave:

musicalidade, flauta, cultura digital

Resumo

Este trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela cultura digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na educação musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às novas tecnologias digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a cultura digital abarca uma grande variedade de recursos, que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade. 

Palavras-chave: musicalidade; flauta; cultura digital.

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Biografia do Autor

Luciane da Costa Cuervo, Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra disciplinas que atendem estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outros, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS e Doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Institute of Education of University College London sob orientação do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), musicalidade e cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

CUERVO, Luciane da Costa. Educação musical e novas tecnologias digitais: recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 120–150, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019120. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019120. Acesso em: 22 dez. 2024.