Abordagem interdisciplinar entre Música e Neurociências: estratégias de fomento e inserção curricular no ensino superior

Autores

  • Luciane da Costa Cuervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Menezes Rosat Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403012018172

Palavras-chave:

Musicalidade, Neurociências, Cognição musical, Formação de professores

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão acerca dos estudos sobre a mente musical e reflete sobre suas implicações no contexto acadêmico de formação de músicos e professores no ensino superior. Ao problematizar a lacuna e os desafios na formação básica acadêmica no que diz respeito ao tema, apresenta um conjunto de estratégias adotadas no sentido de difundir conhecimentos neurocientíficos no contexto acadêmico de Graduação em Música. Busca, ainda, desconstruir mitos propagados no senso comum em relação ao cérebro e à musicalidade.

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Biografia do Autor

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra disciplinas que atendem estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outros, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS e Doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Institute of Education of University College London sob orientação do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), musicalidade e cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Renata Menezes Rosat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1986), graduação em Educação Física - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia, neurociência aplicada à educação e produção de vídeos educacionais.

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

CUERVO, Luciane da Costa; ROSAT, Renata Menezes. Abordagem interdisciplinar entre Música e Neurociências: estratégias de fomento e inserção curricular no ensino superior. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 172–196, 2018. DOI: 10.5965/2525530403012018172. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018172. Acesso em: 22 dez. 2024.