(Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018164

Palavras-chave:

Missa dos Quilombos, Música popular, Hibridação Cultural, Diáspora Africana

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre Missa dos Quilombos, LP produzido e gravado ao vivo em 1982, com música e arranjos de Milton Nascimento para letras do sacerdote Pedro Casaldáliga e do poeta Pedro Tierra, reeditado em CD em 1995. Tomaremos os fonogramas como fonte maior de nossa análise, mas procurando articulá-los ao evento e à repercussão do rito religioso que gerou a gravação, na medida em que estes contribuem também para elucidar o projeto estético e político maior que engloba todos estes registros. Aliando a análise interdisciplinar dos estudos de canção e música popular à investigação historiográfica de fontes impressas, esperamos, finalmente, compreender a Missa e sua gravação como partícipes da história cultural brasileira, relevantes na retomada democrática justamente pela forma como nelas confluem linhas mestras da afirmação de matrizes culturais e religiosas afrodiaspóricas como elementos indispensáveis da história e da sociedade brasileira e latino-americana.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Assis Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado (licenciatura- 1997), Mestre (2000) e Doutor (2007) em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG. Coordenou por 8 anos o Setor de Pesquisa do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) em Belo Horizonte (MG). Atualmente é professor e pesquisador da ECI-UFMG, atuando no curso de Museologia e como colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa ESTOPIM, e pesquisador do Centro de Coonvergência de Novas Mídias (CCNM) - UFMG. É membro da seção latinoamericana da IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Tem experiência nas área de História e Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da música popular brasileira, história do Brasil republicano, patrimônio e memória, trocas culturais, territórios, museus e cidades.

Hudson Leonardo Lima Públio, UFMG

Graduado em História na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduando em História na modalidade Bacharelado pela mesma instituição. Tem interesse em História Contemporânea, da África e Cultural. Experiência na área de Museus e Centros de Memória. Atualmente pesquisa Música Popular Brasileira (MPB) e Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), e é bolsista de Iniciação Científica pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica Para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura (PROREMECC) no projeto "MUSEU CLUBE DA ESQUINA: pesquisa e extroversão de acervo".

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

GARCIA, Luiz Henrique Assis; PÚBLIO, Hudson Leonardo Lima. (Re) Percussões de “Missa dos Quilombos”. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 164–188, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018164. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018164. Acesso em: 22 nov. 2024.