Vetores harmônicos: Ensaio de uma sistemática das progressões harmônicas

Autores

  • Nicolas Meeùs University Paris-Sorbonne
  • Marília do Espírito Santo Carvalho Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402012017171

Palavras-chave:

teoria musical, música - análise, apreciação, análise harmônica (música),

Resumo

Apresenta-se aqui uma versão em português daquele que é considerado por seu autor, o musicólogo belga Nicolas Meeùs (1944-), como o ensaio fundador da teoria dos vetores harmônicos. O texto foi originalmente publicado em francês em 1988 pela revista Fascicules d’Analyse Musicale e, na presente tradução, recebe alguns adendos e comentários. Neste ensaio, Meeùs retoma o debate acerca da classificação das progressões harmônicas, revisa a argumentação de autores que marcam a história da teoria musical ao longo do século XX – Hugo Riemann, Heinrich Schenker e Arnold Schoenberg – e percebe, nessa argumentação, a contribuição de teóricos anteriores, tais como Jean-Philippe Rameau, Gottfried Weber, Anton Bruckner e Simon Sechter. Destaca- -se também o diálogo que Meeùs estabelece com a sistematização recente, publicada em 1980, por Yitzhak Sadai. Por fim, para ilustrar a tese de que é possível reduzir a sintaxe das progressões harmônicas a apenas duas categorias – chamadas então de “vecteur dominant” e “vecteur sous-dominant” –, Meeùs experimenta a análise vetorial em obras de J. S. Bach, Beethoven e Chopin.

Biografia do Autor

Marília do Espírito Santo Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Aluna do mestrado em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é formada em flauta doce, flauta transversal e arranjo pela Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). É licenciada em Educação Artística – Música pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como coordenadora e professora do curso de flauta doce no projeto Música para Crianças da UnB. É professora efetiva do CEP/EMB, onde coordenou o Núcleo de Música Antiga e leciona Flauta Doce, Prática de Conjunto, Música de Câmara e Banda Antiga. Desde 2007, atua na produção de trilhas sonoras de espetáculos de teatro de grupos de Brasília, tais como a Andaime Cia de Teatro e a Cia Os Buriti. É membro fundadora da banda de música folk irlandesa Tanaman Dùl.

Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui mestrado e doutorado (“Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular”, UNICAMP, 2010) no campo da teoria e análise da música popular e é membro dos grupos de pesquisa "Processos Músico - Instrumentais" (UDESC) e "Música Popular: história, produção e linguagem" (UNICAMP). Sua atuação docente, pesquisas e publicações se desenvolvem nos campos da teoria e análise musical, contraponto, arranjo, música popular e harmonia tonal. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Para tudo na vida tem um acorde? Da persistência das ideias românticas na apreciação valorativa da música popular”.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Meeùs, N., Carvalho, M. do E. S., & Freitas, S. P. R. de. (2017). Vetores harmônicos: Ensaio de uma sistemática das progressões harmônicas. Orfeu, 2(1), 171-202. https://doi.org/10.5965/2525530402012017171