Os artefatos (re)contam a cidade: o público como coautor do Teatro de Objetos Documentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701292024323

Palavras-chave:

artefatos, cidade, espectador, memória, teatro de objetos documentais

Resumo

O artigo reflete sobre como os artefatos podem engendrar maneiras de (re)contar a cidade pelo Teatro de Objetos Documentais, considerando o espectador como coautor da experiência artística. Debruçando-se sobre o workshop virtual ArteFatos(?), de 2022, busco analisar o processo de abertura das memórias pessoais ao nível coletivo, pensando a cidade por meio do espaço de recordação concretizado pela cena documental com objetos. Ao explorar narrativas sobre bens materiais que resistem ao tempo graças a uma relação afetuosa com seus proprietários, o projeto teve como principal material provocativo doze relatos biográficos de moradores de Araranguá/SC. Assim, através de diferentes procedimentos artísticos, o trabalho oferta caminhos para refletir sobre a cidade e sobre a busca por um público-participante.

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Biografia do Autor

Igor Gomes Farias, Universidade de São Paulo - USP

Igor Gomes é ator e pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (PPGAC/USP) com bolsa da CAPES. Atualmente pesquisa a relação do Teatro de Objetos com o Teatro Documentário. Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLit/UFSC), com o tema "TECITURAS MNÊMICAS: os fios da memória na dramaturgia visual de Tadeusz Kantor", em 2021. Possui graduação em Artes Cênicas pela UFSC, pesquisando as intersecções entre o trabalho do encenador Tadeusz Kantor e o Teatro de Animação, em 2014. 

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

FARIAS, Igor Gomes. Os artefatos (re)contam a cidade: o público como coautor do Teatro de Objetos Documentais: . Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 323–340, 2024. DOI: 10.5965/2595034701292024323. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/24670. Acesso em: 30 jun. 2024.