Corpos vestidos de tecnologias eletrônicas ou digitais em performances de artistas brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702272022174

Palavras-chave:

figurino, tecnologia, mascaramento

Resumo

O presente trabalho trata dos primeiros trabalhos artísticos que podem ser entendidos como "mascaramentos" dos corpos ou figurinos feitos com tecnologias eletrônicas ou digitais. Sobre as "tecnologias vestíveis" podemos compreendê-las como próteses e extensões não só de nossas capacidades físicas (como os óculos ou uma bengala), mas também como as cognitivas, a extensão da memória e da subjetividade como forma de expressão artística. A investigação se baseou em entrevistas realizadas em 2015 com Luisa Paraguai a respeito do seu trabalho "Vestis" (2005) e Otávio Donasci sobre seus figurinos-máscaras dinâmicos "Videocriaturas" (1980). Em ambos os trabalhos se reconhece as dificuldades e obstáculos com relação aos procedimentos técnicos, bem como, uma expressão extremamente atual nos debates contemporâneos. Dentre eles, o papel de itens inanimados (como as tecnologias eletrônicas e digitais) com importante papel agenciador que modula as relações entre nossos corpos, a sociedade e o ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Blanch Pires, Universidade Federal de Goiás

Professora de caracterização do ator e produções por meio de tecnologias digitais no curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Design e Arquitetura e mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo. Durante o período de doutorado obteve experiência de um ano no "Wearable Senses Lab", laboratório sob orientação do professor Oscar Tomico na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda). Realizou graduação em Moda e Estilismo na Universidade do Estado de Santa Catarina e Letras-Alemão na Universidade Federal de Santa Catarina.    

Referências

SILVA, A. de J. da. Figurinos e subjetividades efêmeras. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 044-057, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010044. Acesso em: 6 mar. 2023.

MACHADO, A. Críticas: Otávio Donasci e o Videoteatro. 1 vídeo (84 min). Disponível em: http://www.videocreatures.com/web/criticas.htm. Acesso em: 2 jan. 2015.

MANOVICH, L. Fashion Sites. 2001. 1 vídeo (95 min). Disponível em: http://manovich.net/DOCS/art_fashion.html. Acesso em: 12 set. 2013.

MASHABLE. The History of Wearable Tech, From the Casino to the Consumer. 1 vídeo (573 min). Disponível em: http://mashable.com/2014/05/13/wearable-technology-history/. Acesso em 23 nov. 2014.

MIT Media Lab. A Brief History of Wearable Technology. Disponível em: http://www.media.mit.edu/wearables/lizzy/timeline.html#1268. Acesso em 01 jan. 2015.

PANTELLINI, Claudia; STOHLER, Peter. Body Extensions. Stuttgart: Arnoldische, 2004.

PARAGUAI, Luisa Angelica. O computador como veste-interface: (re) configurando os espaços de atuação. 2005. 182 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/tainacan/teses-e-dissertacoes/o-computador-como-veste-interface-re-configurando-os-espacos-de-atuacao/. Acesso em: 6 mar. 2023.

RYAN, S. What is Wearable Technology Art? In: Social Fabrics - fashion & technology exhibition of the Leonardo Educational Forum at the College Art Association conference, 2008.

VESTIS. Disponível em: http://luisaparaguai.art.br/web/projects/wearable-computer/. Acesso em: 27 nov. 2014.

VILLAÇA, Nízia. A Edição do Corpo-tecnologia, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007.

VIDEOCRIATURAS. Disponível em: http://www.videocreatures.com/web/frame_fotos.htm. Acesso em: 27 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

PIRES, Rafaela Blanch. Corpos vestidos de tecnologias eletrônicas ou digitais em performances de artistas brasileiros. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 174–191, 2023. DOI: 10.5965/2595034702272022174. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22986. Acesso em: 22 nov. 2024.