A Luz Montagem Uma análise comparativa dos mecanismos de edição utilizados no teatro e no cinema

Autores

  • Renato Machado Iluminador teatral (Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701052008188

Resumo

Quando comecei a freqüentar os ensaios da peça Sangue Bom da Cia. Pequod de Teatro de Animação, deparei-me com uma grande quantidade de diferentes ambientes cenográficos que se moviam em estruturas possuidoras de rodas, fazendo a ação da peça se deslocar por diferenciados espaços internos da narrativa, bem como ocupar o palco em toda a sua extensão num movimento contínuo onde as imagens se encadeavam em sucessão levando o espectador de cena a cena, quase como se houvessem cortes no espaço e no tempo. Comecei então a perceber que a proposta narrativa se assemelhava muito a forma de construção cinematográfica. Fiquei me perguntando qual seria o papel da iluminação e do iluminador cênico dentro de tal estrutura. Foi aí que surgiu a idéia de pensar as possibilidades inerentes a iluminação cênica como um mecanismo de edição, tornando-o fundamental na aproximação possível entre estas duas distintas formas narrativas: o teatro e o cinema.

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Biografia do Autor

Renato Machado, Iluminador teatral (Rio de Janeiro)

Iluminador. Acompanha o trabalho de diversas companhias de teatro, como o grupo Sobrevento, a Companhia de Teatro Autônomo e a Companhia Pequod de Teatro de Animação, que trabalha desde 1999.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

MACHADO, Renato. A Luz Montagem Uma análise comparativa dos mecanismos de edição utilizados no teatro e no cinema. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 05, p. 188–206, 2018. DOI: 10.5965/2595034701052008188. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701052008188. Acesso em: 25 nov. 2024.