Máscara Mapiko de Moçambique: da terra ao palco
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701282023047Mots-clés :
máscara, Moçambique, Mapiko, teatro africano, ÁfricaRésumé
O artigo apresenta as máscaras Mapiko de Moçambique e discute as relações que grupos de teatro e dança estabelecem com tal tradição no contexto cênico atual na cidade de Maputo. As máscaras Mapiko são tradicionais do povo Maconde que vive ao norte de Moçambique. O Mapiko sofreu diversas modificações e adaptações ao longo dos anos, dialogando com outras etnias, referências coloniais europeias e transformações políticas e ideológicas. O presente artigo apresenta tais transformações e possibilidades que tais máscaras foi assumindo ao longo dos anos, a fim de discutir a relação de tradição e contemporaneidade na utilização do mascaramento influenciado por Mapiko na cena atual de Maputo.
Téléchargements
Références
BORTOLOT, Alexander. A Language for Change: Creativity and Power in Mozambican Makonde Masked Performance, circa 1900-2004. PhD Dissertation, Colombia University, 2007
DUARTE, R; GRAÇA, J. Máscaras. Sevilha: Catálogo Expo’92 Sevilha, 1992.
ISRAEL, Paolo. Mapiko masquerades of the Makonde: Performance and Historicity. Eastern African Contours: Reviewing Creativity and Visual Culture, 2005, p.1-25.
UN PONT. Île de la réunion (Saint-denis): édition d’artiste, dez. 2013, mar. 2014.
VAZ, Carlos. Para um conhecimento de teatro africano. Lisboa: Ulmeiro,1978.
OLIVEIRA, Anna Fresu Mendes de. Pesquisas para um teatro popular em Moçambique. Maputo: Cadernos tempos, 1982.
Documentário: “Kamimbangu – a cena moçambicana: entre tradição e contemporaneidade”. Direção: Mariana Rhormens. Produção: Simbiose Films. Brasil: São Paulo, 2019. Filme (DVD).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.