A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701262022085

Mots-clés :

Commedia dell'arte, Arte da Comédia, Arlequim, Saci, grotesco

Résumé

Neste artigo será elaborada a ideia de um "espírito" da Commedia dell’arte, sintetizado na máscara de Arlequim a partir de sua origem no fenômeno histórico e de seu mito diabólico. Para expor a reflexão de forma prática é feito o cruzamento com o conceito de encruzilhada de Leda Maria Martins (1995, 2003) que entende o Brasil como território de amalgamação de culturas. Para dar amparo prático será analisado o personagem/máscara Saci — e a origem do Sacy Pererê — do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) como um possível análogo de Arlequim, e das relações do grotesco que são atinentes tanto ao estilo teatro quanto às referidas máscaras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Douglas Kodi, Université de l'État de santa catarina

Ator, mascareiro, diretor e pesquisador, graduado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutorando pela mesma instituição. Tem como principais objetos de pesquisa: Commedia dell'arte, teatro popular, atuação e dramaturgia. Atualmente é ator e diretor do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR)

 

Références

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.

BENEDITO, Mouzar. Saci o guardião da floresta. São Paulo: Ed. Salesina, 2007.

CUPPONE, R. Eu, a máscara e eu. Rebento, São Paulo, n. 07, p.144-159, dez. 2017.

FERRONE, S. La Commedia dell’arte: Attrici e Attori italiani in Europa (XVI-XVIII secolo). 1. ed. Torino: Piccola Biblioteca Einaudi Arte. Architetura. Cinema, Musica, 2014.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. RAME, Franca (org.). Tradução de Lucas Baldovino, Carlos Davi Szalk. 5. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.

HOUDART, D. Manifesto por um teatro de marionete e de figura. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 04, p. 13-032, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/10596525950347 02042007013. Acesso em: 28 jun. 2022.

INNOCENTE, R. ARTE DA COMÉDIA (Grupo). Dramaturgia do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem. (Acervo do grupo, 2022).

KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de pós-graduação em Teatro, Florianópolis, 2019.

KODI, Douglas. Dos canovacci de Flaminio Scala até as bravuras de Capitan Spaventa, a Commedia dell'arte e o mito da improvisação. Dramaturgia em foco, Petrolina, v. 5, n. 2, p. 85-99, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgia emfoco/article/view/1702. Acesso em: 18 ago. 2022.

LOBATO, M. O sacy-pererê: resultado de um inquérito. Rio de Janeiro: Gráfica JB S.A., 1998.

MARTINS, Leda. A Cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras (Santa Maria). Santa Maria, v. 25, p. 55-71, 2003.

PENTEADO, L. A. Aconteceu no Brasil Enquanto o ônibus não vem, março, 2022. Fotografia. Acervo do grupo Arte da Comédia.

TAVIANI, Ferdinando; SCHINO, Mirella. Il segreto della commedia dell’arte: la memoria delle compagnie italiane del XVI, XVII e XVIII secolo. Firenze: Uscher, 1986.

TAVIANI, Ferdinando. Sulla sopravvalutazione della maschera, in SARTORI, Donato e LANATA, Bruno (orgs.). Arte della maschera nella Commedia dell’Arte. Firenze: Uscher, 1984.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell’arte: Genesei d’una società dello spettacolo. Roma: Laterza, 2014.

TOSCHI, Paolo. Le origini del teatro italiano: origini rituali della rappresentazione popolare in Italia. Torino: Boringhieri, 1976.

VIEIRA, Maressa de Freitas. O saci na tradição local no contexto da mundialização e da diversidade cultural. 2009. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

ZORZI, Ludovico. Mitologias lendárias de Arlequim, in: ALBERTI, Carmelo e PIIZZI, Paola (orgs.). A arte mágica de Amleto e Donato Sartori. São Paulo: É Realizações, 2013.

ZORZI, Ludovico. Intorno alla Commedia dell’arte (1978), in L’ Attore, La Commedia, il dramaturgo. Torino: Einaudi. 1990.

Téléchargements

Publiée

2022-09-03

Comment citer

KODI, Douglas. A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 085–102, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022085. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22420. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação