O Riso e o Grotesco na adaptação da Comédia Lisístrata, de Aristófanes, para o teatro de formas animadas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701262022070Mots-clés :
Lisístrata, máscara, boneco, riso, grotescoRésumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar uma adaptação da peça Lisístrata, de Aristófanes (411 a.C.), para o Teatro de Formas Animadas, feita pelo Grupo Paideia. A adaptação do texto teve o intuito de tornar a obra acessível a outro público, não somente ao erudito. Objetivou, também, relacionar os elementos máscaras e bonecos no contexto da encenação, levando em consideração o risível e o grotesco em ambos os elementos.
Téléchargements
Références
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, bonecos, objetos. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
ARAUJO, Danielle Motta. Lisístrata: Estudo e Adaptatradução para o Teatro de Bonecos. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada). Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27560. Acesso em: 6 mar. 2023.
ARISTÓFANES. Lisístrata. Tradução de Ana Maria César Pompeu. Introdução de Isabella Tardin Cardoso. São Paulo: Hedra, 2010.
BURKERT, Walter. Religião Grega na Época Clássica e Arcaica. Tradução de M. J. Simões Loureiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbkian, 1993.
MINOIS. Georges. História do Riso e do Escárnio. Tradução de Maria Helena O. Ortriz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: ed.ufba, 2016.
VERNANT, Jean-Pierre; FRONTISI-DUCROUX, Françoise. Figuras da Máscara na Grécia Antiga. In: VERNANT, Jean-Pierre e VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.