As mulheres e o teatro lambe-lambe: um relato sobre a difusão em Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034702232020128Mots-clés :
Teatro Lambe-lambe, Santa Catarina, mulheresRésumé
O presente artigo apresenta a relação das mulheres e o Teatro Lambe-lambe, tomando como recorte a criação da linguagem por Denise di Santos e Ismine Lima na Bahia e a difusão realizada por diversas mulheres no estado de Santa Catarina. Apresenta uma breve contextualização sobre a criação do Teatro Lambe-lambe em Salvador e em seguida se debruça na identificação das mulheres lambe-lambeiras em Santa Catarina, reconhecendo os elementos que motivaram a difusão da linguagem e a efervescência no estado. Também apresenta o primeiro curso de Teatro Lambe-lambe ofertado por uma instituição pública, a Formação Inicial em Teatro de Animação - FINTA pelo IFSC - Campus Florianópolis, em 2018.
Téléchargements
Références
CUNHA, Rubens da; VASQUES, Marcos. FITA – PROMESSA DE POESIA. In: Revista Osíris, 2013. Disponível em: https://revistaosiris.wordpress.com/2013/06/24/fita-promessa-de-poesia/ Acesso: 21 set. 2020.
FREIRE, Susanita; LONGO, Mônica. O Teatro Lambe-lambe no Mundo – Dossier Caixeiros Viajantes. In: La Hoja del Titiritero. Boletín Electrónico de la Comisión para América Latina de la Unima. Número 22. Marzo, 2011. Disponível em: http://www.hojacal.info/Dossier_Lambe-Lambe_01.pdf Acesso em: 21 set. 2020.
SOUZA, Alex de; CAMPOS, Gizely Cesconetto de; GONÇALVES, Maysa Carvalho. FINTA – Formação Inicial em Teatro de Animação. In: Móin-Móin: Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. v. 1, n. 20 (2019). Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019170 Acesso em: 21 set. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.