A presença das máscaras no ritual de iniciação feminina do povo Tikuna

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702232020112

Mots-clés :

Feminino, máscara, ritual, saberes ameríndios

Résumé

Neste artigo será abordada a pesquisa sobre as máscaras da etnia ameríndia Tikuna, localizados na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática, tendo como metodologia a pesquisa autoetnográfica, onde o olhar da artista se evidencia. Assim, a partir de minha convivência com os Tikuna, na aldeia (Nossa Senhora de Nazaré, AM) e em contexto urbano (no Parque das Tribos em Manaus) trarei um pouco sobre esse universo das máscaras que fazem parte do principal ritual Tikuna, de iniciação feminina Worecü, A Festa da Moça Nova, que acontece quando a menina Tikuna tem sua menarca.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vanessa Benites Bordin, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Adjunta dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Doutorado e mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) na área de Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Santa Maria - RS. Sua prática artística e pedagógica contempla: a improvisação teatral, a contação de histórias, o bufão e o teatro de formas animadas com foco nas máscaras Tikuna.

Références

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 2011.

BORDIN, Vanessa Benites. O jogo do bufão como ferramenta para o artivista. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.

FAULHABER, Priscila. O ritual e seus duplos: fronteira, ritual e papel das máscaras na festa da moça nova ticuna. In: Boletín de Antropología de la Universidad de Antioquia, vol. 21, n. 38, p. 86-103. 2007.

LOPES, Elisabeth Silva. Ainda é tempo de bufões. Tese (doutorado) Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001.

MATAREZIO FILHO, Edson Tosta. A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

ONDINO, Tikuna. Entrevista concedida pessoalmente a Vanessa Bordin. Novembro de 2016.

Téléchargements

Publiée

2020-12-18

Comment citer

BORDIN, Vanessa Benites. A presença das máscaras no ritual de iniciação feminina do povo Tikuna. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 112–127, 2020. DOI: 10.5965/2595034702232020112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/18358. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático