Marionetes & teatro contemporâneo

Auteurs

  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702042007046

Résumé

Ao olharmos para o teatro praticado desde o início do século XX, poderemos encontrar certas constantes. Tem-se afirmado, de fato, que, no trabalho teatral, a novidade do século XX consiste em “redescobrir o corpo”, ou seja, dar “primazia para a linguagem corporal do ator”. Ele passa então a ser considerado como uma figura em três dimensões: de um gesto baseado principalmente na utilização dos braços, das mãos e dos olhos, passa a um movimento que deixa em primeiro plano o tronco, a massa do corpo (DECROUX, 1963). Além disso, a leveza aérea perde importância diante da lei da gravidade e do vínculo com o chão. O rosto descoberto e expressivo cede lugar à utilização freqüente e significativa da máscara. O ator passa, enfim, de um gestualidadepredominantemente realista e descritiva para uma gestualidade evocatória e simbólica, baseada em procedimentos de abstração e estilização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Ronaldo Faleiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Diretor teatral, Doutor em Artes do Espetáculo pela Université de Paris IX - Nanterre, professor no Programa de Pós-graduação em Teatro (Mestrado) na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 

Téléchargements

Publiée

2018-04-13

Comment citer

FALEIRO, José Ronaldo. Marionetes & teatro contemporâneo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 04, p. 046–062, 2018. DOI: 10.5965/2595034702042007046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702042007046. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático