Plano Bonecos: produção e uso de formas animadas dentro de um grupo com diversidade intelectual
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701202019087Résumé
O artigo relata a vivência com um grupo de alunos especiais, ao qual o tea- tro de bonecos/formas animadas foi apresentado como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de habilidades nos eixos de observação: fala, motora, cognição e expressão, e destaca a experiência de um aluno que participou desses encontros. Sou designer, bonequeiro e educador, e no curso Arte, Educação e Inclusão com Orientação Universitária atuei como professor vinculado à CCE PUC-Rio (2017). O Design como campo interdisciplinar e o Teatro de Bonecos como mediador e facilitador da comuni- cação apresentam metodologias que potencializam o desenvolvimento de pessoas com diversidade intelectual. Essa vivência promove um brincar carregado de manifestações simbólicas, que pode oferecer caminhos de uso dessa mídia em grupos similares.
Palavras-chave: Linguagem. Interação. Aprendizagem. Reaproveitamento. Bonecos. Deficiência/diversidade intelectual
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.