Humano em cena: reflexões a partir da obra de Philippe Genty

Auteurs

  • Flávia D´Ávila Instituto Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701172017107

Résumé

Este artigo discute a presença humana na cena e a sua relação com o inanimado,
colocando em perspectiva a obra dramatúrgica de Philippe Genty. O artista
iniciou o seu percurso criativo como marionetista, e suas produções evoluíram para um teatro pautado na visualidade e por ele denominado como um tipo de Teatro Visual descendente das teorias de Gordon Craig, segundo as quais todos os elementos têm a mesma importância no espaço da representação. A metamorfose criativa em Genty ocorreu graças à inserção do elemento humano em sua poética, à sua abertura para outras linguagens artísticas e à ampliação da utilização do inanimado – manequins, marionetes não figurativas, máscaras, próteses e outros materiais (papéis, plásticos, tecidos) em suas dramaturgias.

Palavras-chave: Corpo. Presença. Estranheza.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Flávia D´Ávila, Instituto Federal de São Paulo

Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA) Diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (1991-2016). Foi Presidente da AGTB - Associaçao Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, comunicação, programas televisivos e Teatro de Animação.

Téléchargements

Publiée

2018-03-06

Comment citer

D´ÁVILA, Flávia. Humano em cena: reflexões a partir da obra de Philippe Genty. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 17, p. 107–121, 2018. DOI: 10.5965/2595034701172017107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701172017107. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático