Procedimentos de pesquisa, política e dissenso no registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701152016055Résumé
O processo de pesquisa para o registro do Teatro de Bonecos Popular do
Nordeste (TBPN) como patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), envolvendo quatro de suas expressões, o Mamulengo de Pernambuco, o João Redondo do Rio Grande do Norte, o Babau da Paraíba e o Cassimiro Coco do Ceará, se inseriu num contexto de debates mais amplos acerca das políticas patrimoniais brasileiras, trazendo especificidades. Os procedimentos adotados expressaram as condições e necessidades contemporâneas destas brincadeiras, e colocaram todos os participantes numa relação dialógica, dissensual e complexa. Ao analisá-los, o artigo questiona a existência de metodologias de pesquisas não isentas de debates políticos mais amplos, em especial as que envolvem alteridades
minoritárias.
Palavras-chave: Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Patrimônio imaterial.Metodologias
de pesquisa.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.