Considerações sobre o grotesco no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022017

Palabras clave:

comédia popular, teatro de formas animadas, teatro de mamulengo

Resumen

A poética do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (T.B.P.N.) explora o elemento grotesco de forma paródica, como recurso de comicidade – e de uma comicidade muito brasileira. A partir da relação entre as ideias de Bakhtin (1993) e Propp (1992) e de dados da pesquisa Mudança e Permanência no Mamulengo Contemporâneo, este trabalho aponta indícios do quanto a dimensão grotesca do imaginário popular permanece viva na visualidade e jogos de cena desse gênero de teatro de animação.

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Biografía del autor/a

André Carrico, Federal University of Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ator e diretor teatral.

Citas

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Publicado

2022-09-03

Cómo citar

CARRICO, André. Considerações sobre o grotesco no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 017–031, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22378. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação