No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701262022206Palabras clave:
Ariane Mnouchkine, Meyerhold, corpo-marionete, bunraku, kabukiResumen
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as investigações artísticas e as descobertas do corpo-marionete, atravessando o texto por anotações e indagações extraídas do diário de trabalho da autora a partir das atividades de seu Grupo de Estudos. Em 2019, o grupo vinculado ao mestrado da Escola de Artes Superior Célia Helena (ESCH) examinou a ressignificação do corpo do ator em forma de corpo-marionete, sobretudo a partir do estilo ningyō buri do kabuki, inspirado no bunraku, e no filme Tambores sobre o dique do Théâtre du Soleil. Em termos conceituais dialogou com Meyerhold, Oida, Kusano e Greiner.
Descargas
Citas
ABENSOUR, Gerard. Vsevolod Meyerhold ou A Invenção da Encenação. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BORGES, Paulo César Balardim. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. 393 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e22.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.
BELTRAME, Valmor. A marionetização do ator. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 052-078, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005052. Acesso em: 6 mar. 2023.
DO VALLE, Scarlett. No caminho do Bushido encontrei Hana sakura. Memorial de Processo do Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo, 2019.
EISENSTEIN, Sergei M. Yo Memorias inmorales 2. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1992.
GUNJI, Masakatsu. Kabuki, tradutor John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.
GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
GREINER, Christine. Leituras do corpo no Japão – e suas diásporas cognitivas. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do Corpo Japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
KATZ, Helena; GREINER, Christine. Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, Política. São Paulo: Annablume, 2015.
KUSANO, Darci. Teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MATSUDA, Juliana Miyuki. As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine: conceituação, modelagem e construção. 2016. Dissertação (Mestrado na Escola de Comunicação e Artes − ECA) − USP, São Paulo/SP.
PICCON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PICCON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Perspectiva; Edições SESC/SP, 2017.
SANTOS, Maria Thaís Lima. Na Cena do Dr. Dapertutto − Poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.