202 dias em um mundo de miniatura: Maria Cláudia e suas múltiplas facetas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701242021226Palabras clave:
Teatro de animação, Pandemia, AfetosResumen
Entre os dias 16 de março e 2 de outubro de 2020, 202 cenas diferentes da boneca Maria Cláudia foram postadas em duas redes sociais diariamente, transformando a miniatura no melhor do mundo real. O lúdico tomou o espaço que não se pode tocar e/ou mensurar. O artigo aborda o teatro de animação realizado nas mídias digitais, bem como suas repercussões em tempos de pandemia de Covid-19, marcados por mudanças na vida cotidiana, isolamento social, frustrações, perdas afetivas, luto. Conclui que, ao mirar o universo da ludicidade, o espaço virtual tornou-se um lugar de desenvolvimento cognitivo, mas também de resistência e luta por sanidade, beleza, vida e cultura.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Camila Leite. As fotografias de Cindy Sherman: Reflexão e criação sobre os sujeitos contemporâneos. Revista Ícone, v. 14, n. 2, p. 10-16, dez. 2012.
FRADE, Isabela. Maria Cláudia no Museu de Arte Moderna. 2020. Disponível em: https://prezi.com/p/jxa68txfnxsr/maria-claudia-no-museu-de-arte-moderna/.
HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e Indústria Cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Petrópolis: Vozes, 1974.
JOANILHO, André Luiz; JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli. Sombras Literárias: a fotonovela e a produção cultural. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 56, p. 529-548, 2008.
SILVA, Tiago Medeiros da. A Fotonovela como Recurso Pedagógico e Interdisciplinar. 55 f. Monografia. (Graduação em Educação Artística e Artes Cênicas) – Faculdade de Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
ZOLADZ, Rosza Vel. Veios do Lúdico: por uma etnografia da mulher idosa. Rio de Janeiro: USU, 1986.VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.