Vozes femininas no Babau

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702232020346

Palabras clave:

Babau, vozes femininas, Paraíba, mamulengo, mulheres

Resumen

O presente trabalho é um relato parcial sobre a pesquisa que está sendo realizada pelo grupo paraibano de teatro de bonecos Cia Boca de Cena. A pesquisa propõe uma reflexão sobre as vozes femininas que permeiam o universo do teatro de bonecos popular nordestino, especificamente na Paraíba. A coleta de dados partiu da observação participante e do trabalho de três bonequeiros que foi analisado durante suas apresentações de Babau no projeto “Benedito e João Redondo Pelas Ruas da Cidade”.

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Biografía del autor/a

Amanda de Andrade Viana, CIA BOCA DE CENA

Arte Educadora com graduação em Artes Cênicas, formada pela Universidade Federal da Paraíba (2000), especialista em Educação Básica e Infantil. Coordenadora Pedagógica da CIA BOCA DE CENA e Coordenadora Estadual do Processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco como Patrimônio Cultural do Brasil, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Em produções culturais, coordenou o I Encontro de Brincantes de Babau da Paraíba ? 2009 e o I Encontro Diálogo Cultural: O Teatro de Bonecos e as Necessidades Especiais ? 2010. Participou da produção executiva da 1ª Jornada de Pesquisas em Artes Cênicas da UFPB ? 2010 e da Mesa Redonda: O Teatro e a Educação inclusiva. Produziu a IV Semana do Músico, o projeto no Calor da Estação e o projeto Estação Criança - 2012. Foi produtora executiva do evento Capoeira no Ritmo da Educação - 2012. Assistente de produção no projeto Mulheres na Roda por políticas públicas promovido pelo Ginga Nação Capoeira. Coordenou o projeto Benedito e João Redondo pelas ruas da cidade - 2012 e 2013. De 2008 a 2010 assumiu o cargo de professora auxiliar t-40 nos cursos de Teatro e Educação Artística, na Universidade Federal da Paraíba, sendo professora de Teatro de Animação (2008), Tradições Populares (2009/2010), Metodologia do ensino das Artes Cênicas (2008/2009), Folclore Brasileiro Nordestino (2008/2009/2010) e Teatro na Educação (2008/2009). Em 2010 foi integrante do GT da Casa do Ensino das Artes na cidade de João Pessoa e lencionou dois módulos no curso de pós-graduação em arte-educação da faculdade CINTEP. De 2011 a 2013 prestou serviço de assessoria pedagógica e produtora de eventos à Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes. Atualmente é atriz e diretora de produção e pesquisa Cia Boca de Cena.

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ªed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BROCHADO, Izabela. Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo: Dossiê Interpretativo. Brasília: Iphan, 2014.

CIA BOCA DE CENA. Documentário Benedito e João Redondo pelas Ruas da cidade – 1ª Etapa. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=iTbLfJML-Og. Acesso em: 20 jun.2020.

CIA BOCA DE CENA. Documentário Benedito e João Redondo pelas Ruas da cidade – 2ª Etapa. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=OIXab_tYZ1c. Acesso em: 20 jun.2020.

IPHAN. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Processo de registro. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1206. Acesso em: 20 jun.2020.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Schwarcz LTDA, 1993.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

VIANA, Amanda de Andrade. Vozes femininas no Babau. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 346–359, 2020. DOI: 10.5965/2595034702232020346. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/18091. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos fora do Dossier Temático