O diretor no teatro de bonecos (contexto da Europa Oriental)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702212019047

Resumen

Na Polônia, assim como nos países da Europa Oriental, para o teatro de bonecos
da segunda metade do século 20, e igualmente no primeiro quarto do século 21, a pessoa mais importante é o diretor. No entanto será que o papel do diretor no teatro de bonecos sempre foi o mesmo? O objetivo deste estudo é determinar este problema. Foi somente no início do século 20, no período da Grande Reforma do teatro, que o diretor passou a ter competências ilimitadas. No teatro de bonecos, esse processo durou muito mais, porque o estilo clássico de organização do teatro, derivado de criadores específicos de empresas privadas, também perdurou mais tempo. Hoje, o diretor é quem controla completamente um teatro de bonecos. Na prática, os diretores poloneses ainda estão convictos de que o teatro se destina a contar histórias. Este processo limitou o teatro de bonecos a ser uma arte existente independentemente, baseada principalmente nas habilidades de artesãos; no milagre de animar um objeto sem vida, um boneco, cuja vida mágica tem tanto a oferecer aos espectadores. Pelo contrário, o eixo desse processo sustenta os artistas que vêem o significado de suas expressões teatrais ao darem vida à matéria sem vida. Isto – quando o teatro de bonecos é, afinal, um espetáculo – é arte visual em movimento, não contação de histórias.

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Biografía del autor/a

Marek Waszkiel, Academia de Teatro de Varsóvia (Varsóvia/Polônia)

Formado em estudos poloneses na Universidade
de Varsóvia (1976). É historiador polonês de teatro de bonecos, crítico de teatro e educador. Ph.D., professor na Academia de Teatro de Varsóvia, Vice-Reitor da Academia de Teatro Aleksander Zelwerowicz em Varsóvia (1999-2005). Foi diretor de Teatro de Animação em Poznan, Polônia (2014-2017) e diretor do Teatro de Bonecos de Bialystok (2005-2012). Coopera com muitas companhias
de teatro de bonecos, escolas de teatro de formas animadas e festivais em vários países como consultor de teatro. É membro da Union Internationale de la Marionnette – UNIMA.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

WASZKIEL, Marek. O diretor no teatro de bonecos (contexto da Europa Oriental). Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 047–062, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019047. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019047. Acesso em: 22 nov. 2024.