“Sozinho na companhia de muitas coisas” A relação do artista com seus objetos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701122014077Resumen
O “sex appeal do inorgânico” é o conceito com o qual o filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) opera dialeticamente os objetos da modernidade e a atração que exerce o fetiche da novidade. Neste artigo, o conceito fundamenta algumas reflexões sobre a relação entre um artista e suas coisas através da observação da vida e da obra do carnavalesco Joãosinho Trinta (1933-2011). De criança pobre que inventava seus próprios brinquedos ao adulto artista que inovou a visualidade do espetáculo brasileiro das escolas de samba – entre alegorias proibidas e o espaço íntimo compartilhado com objetos particulares –, o artigo tece, à luz da teoria benjaminiana, considerações sobre a relação do carnavalesco com suas criações que revelam e são reveladas em sua preferência pessoal por uma paradoxal solidão “na companhia de muitas coisas”.
Palavras-chave: Objeto. Artista. Relação. Solidão. Sex appeal do inorgânico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.