A Teatralidade das Marionetes na Cena de Robert Lepage
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701052008157Resumen
A teatralidade de Lepage funciona na associação entre imagens
gravadas e ao vivo. Trata-se de uma comunicação entre atores e toda
a tecnologia trazida ao espaço, onde, segundo Johannes Barringer,
“percepções espaciais são feitas através do que é inserido fisicamente
no espaço”5. A tecnologia também está, conforme observa Alison Oddey, contribuindo com o processo de criação coletiva e influenciando o desenvolvimento da performance em sua evolução. Lepage gosta de se relacionar com tecnologia no mesmo nível que o faz com o texto escrito (quando há um), e a criatividade dos performers. Poderíamos considerar esta colagem de material “ao vivo” en gravado como tecno-cena, ou uma tecnologia que está em simbiose com a ação do performer no espaço. Na verdade, a tecno-cena de Lepage é uma teatralidade híbrida que mescla atuação ao vivo com imagens cinemáticas, vídeo, projeções de slides e colaborações com tecnologias digitais e artistas de várias áreas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.