Theater with the forest: a path

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702252021070

Keywords:

forest, Huni kuĩ, Theatre, Relational Art

Abstract

This is the report of a trajectory of approximation to the Huni kuĩ people through relational aesthetics, with the objective of supplying a scarcity of traditional knowledge in formal spaces of education. To enrich the encounter of alterities, there was the reflexive process “Theatre with the forest”, aiming to enhance the theatrical event through an ecological perspective. Three axes emerged from this process: the public, the sociality, and the space. As a practical means of this search, the theatre by João Redondo and the theatre by Lambe-Lambe were used within the traditional environment of the community, the forest. The main authors mobilized were Nicolas Bourriaud (2009), André Carreira (2009, 2013), Els Lagrou (2002, 2010) and Fritjof Capra (1997).

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Author Biographies

Vitor Ribeiro do Valle, Cyathus Teatro de Animação

Vitor possui formações tanto na área da agricultura, quanto da arte. Essa intersecção o levou aos espaços da rua, do campo, e da floresta, onde vivenciou a diversidade estética da cultura tradicional, e seus componentes, cantos, danças, adereços, bonecos, poesias, rituais, agricultura, paisagens etc... É graduado em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em artes cênicas pela Universidade Federal do Acre. Atuou no Coletivo Peabiru Teatro, de Florianópolis-SC, e no grupo Tropa Mamulungu, de Rio Branco-AC. Atualmente faz parte do grupo Cyathus Teatro de Animação, sediado em Nova Veneza-SC e é colaborador do espaço de residência artística Vale Arvoredo, localizado em Morro Reuter-RS, além de ser cafeicultor agroecológico em Minas Gerais.

Flávio da Conceição, Universidade Federal do Acre

Flávio é Professor efetivo da UFAC. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Ciência da Arte pela UFF, possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Teatro. Foi membro da equipe de curingas (pedagogo social) do Centro de Teatro do Oprimido onde trabalhou diretamente com Augusto Boal desde 2001 até 2009. Um dos idealizadores e membro do GESTO - Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido vinculado ao NEPAA - Núcleo de estudos das Performances Afro Ameríndias UNIRIO.

Joaquim Paulo de Lima Kaxinawa, Universidade Federal do Acre

Integrante do povo Huni kuĩ do território Praia da Carapanã, no município de Tarauacá-AC. Formado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso –UNEMT. Fez mestrado e doutorado em linguística na UnB. Atualmente é pós-doutorando em Linguagem e identidade na UFAC.  Secretario da Federação do povo Huni kuĩ do Estado do Acre, coordenador de educação escolar Huni kuĩ, membro do Laboratório da Interculturalidade – LABNTER, defensor e pesquisador da língua e cultura do povo Huni kuĩ.

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Published

2021-12-18

How to Cite

VALLE, Vitor Ribeiro do; CONCEIÇÃO, Flávio da; KAXINAWA, Joaquim Paulo de Lima. Theater with the forest: a path. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 70–89, 2021. DOI: 10.5965/2595034702252021070. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/20908. Acesso em: 21 dec. 2024.

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