Uma viagem entre linha e ponto que vale um conto: a construção de um diário de bonecagem

Authors

  • Anibal Pacha Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702182017112

Abstract

Esse artigo traça possibilidades do fazer no Teatro e Animação revelando os procedimentos de um processo criativo a partir do encontro de um Bonequeiro com seu Aprendiz. Para apresentar esses procedimentos construímos um texto em estrutura de narrativa criativa, entrelaçando dois personagens que vão se tramando entre os rastos deixados do diário de viagem do Bonequeiro e as intervenções do Aprendiz de bonecagem com suas observações sobre o que lê e cria em sua imaginação sobre essa aventura. Para isso convoca seus mentores Cecilia Salles e Paes Loureiro para identificar melhor esses rastros deixados por esse diário no caminho processual e que vão revelando os procedimentos de criação e aprendizagem que o bonequeiro desenvolveu e viveu com as crianças da comunidade de Camiranga.

 

Palavras-chave: Processo criativo. Teatro de Animação. Aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anibal Pacha, Universidade Federal do Pará - UFPA

Diretor, ator, bonequeiro, figurinista e cenógrafo da cidade de Belém do Pará. Integra o Grupo In Bust – Teatro com Bonecos; é professor Universidade Federal do Para – UFPA onde ministra conteúdos sobre Teatro de Animação, Figurino e Cenografia nos cursos técnicos e na graduação da Escola de Teatro e Dança. Possui Mestrado Profissional em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes/UDESC. Integra o Grupo de Pesquisa GEPETU - Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidade, na UFPA.

Published

2018-03-06

How to Cite

PACHA, Anibal. Uma viagem entre linha e ponto que vale um conto: a construção de um diário de bonecagem. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 112–127, 2018. DOI: 10.5965/2595034702182017112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702182017112. Acesso em: 22 nov. 2024.