Teatro de animação na escola: procedimentos e reflexões

Authors

  • Eder Sumariva Rodrigues Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019123

Abstract

Tem-se por objetivo neste artigo a apresentação de reflexões pedagógicas desenvolvidas com as linguagens do Teatro de Animação em escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC com alunos do quinto ao nono ano. Estas experiências pedagógicas que incluem o Teatro de Sombras e o Teatro de Máscaras ocorreram entre 2016 e 2018 na rede municipal de ensino de Florianópolis. Na primeira parte desse texto, descrevo os procedimentos pedagógicos utilizados durante as aulas de artes cê- nicas e, no segundo momento, reflexões acerca da ausência/presença e da importância do Teatro de Animação na escola. 

Palavras-chave: Pedagogia. Teatro de Máscaras. Teatro de Sombras. Teatro de Animação. Escola. 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eder Sumariva Rodrigues, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutor pelo Programa de Pós- -Graduação em Teatro CEART/UDESC. Mestre em Teatro pela UDESC e formado em Artes Cênicas pela mesma universidade, na qual foi bolsista dos projetos de pesquisa: A encenação no Brasil entre o período de 1964-1975: o Tropicalismo no teatro sob orientação do professor Edélcio Mostaço e O teatro de grupo e a construção dos modelos de trabalho de ator sob orientação do professor André Carreira. Experiência em produção teatral e foco de estudos na História do Teatro Brasileiro e História do Teatro. Foi técnico de cultura da unidade do SESC Concórdia e produtor executivo do Festival Internacional de Teatro de Animação em Florianópolis. Atualmente é professor do quadro do magistério da Prefeitura Municipal de Florianópolis, lecionando a disciplina de Artes/Teatro no Ensino Fundamental.

Published

2019-11-14

How to Cite

RODRIGUES, Eder Sumariva. Teatro de animação na escola: procedimentos e reflexões. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 123–152, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019123. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019123. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático